Exposição em Bombinhas neste sábado reúne trabalhos produzidos em curso de fotografia documental

  • BOMBINHAS -
  • 18/06/2024
  • 21608 Visualizações
img

Evento ocorre no Engenho do Sertão e vai expor produção fotográfica desenvolvida pelos alunos do curso com olhar voltado para a cultura e a natureza. Exposição terá recursos que permitem acessibilidade a pessoas com deficiência visual_


 


Ao longo dos últimos quatro meses, uma turma de pessoas dispostas a explorar a sensibilidade e aprimorar técnicas de fotografia tiveram excelente oportunidade de buscar esses conhecimentos através do Curso Prático de Fotografia Documental, promovido em Bombinhas pelo fotógrafo Alvaro Fiore, argentino radicado na cidade. Neste sábado (22), das 16h às 21h, os projetos fotográficos desenvolvidos pelos alunos do curso serão apresentados em exposição que ocorre no Museu Comunitário Engenho do Sertão, com entrada gratuita. A programação também conta com uma roda de conversa com os expositores, oficina gratuita de fotografia de viagem e música ao vivo.


 


Foram realizados oito encontros semanais com aulas teóricas, práticas e saídas de campo em que os participantes puderam vivenciar a experiência de fotografar. Neste processo, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas, aprimorar a sensibilidade visual e criar obras que transcendem o mero registro fotográfico, transformando-se em expressões de significado e beleza únicos.


 


Os trabalhos apresentados na exposição, portanto, são resultado das vivências artísticas dos participantes do projeto, divididos em seis grupos com temáticas que envolvem a natureza e a cultura, elementos de significativa importância para a cidade de Bombinhas.


 


A exposição foi pensada e montada para dar acessibilidade a pessoas com deficiência visual, em instalações utilizando sons e texturas, além do auxílio dos expositores que irão acompanhar essas pessoas durante a mostra. Todo o evento contará, ainda, com intérprete de Libras para a oficina e a roda de conversa. A acessibilidade também tem lugar garantido na galeria virtual criada pelo projeto, que conta com audiodescrição de todas as fotos disponíveis em: www.behance.net/fotodocbombinhas.


 


Mais do que os conhecimentos em fotografia, o curso também discutiu noções básicas sobre criação, desenvolvimento e gestão de projetos culturais. De acordo com Alvaro Fiore, essa abordagem pretende fortalecer a cena artística e cultural local, despertando o interesse e olhar artístico, mas também fomentando a profissionalização de mais pessoas no segmento da economia criativa e da produção cultural.


 


“Nossa ideia é preparar fotógrafos documentais talentosos, claro. Mas também novos e potenciais agentes culturais. Esses agentes poderão colaborar entre si para criar novas possibilidades de salvaguarda da cultura, bem como núcleos ativos de criação e fomento, fortalecendo assim a cena cultural do município e enriquecendo a herança cultural da comunidade”, destaca o fotógrafo.


 


O Curso Prático de Fotografia Documental é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


 


Mais detalhes da programação podem ser conferidos pelas redes sociais do projeto @fotodocbombinhas ou pelo WhatsApp (47) 99623-4568.


 


Serviço:


O quê: Exposição fotográfica dos alunos do Curso Prático de Fotografia Documental, promovido pelo fotógrafo Alvaro Fiore;


Quando: 22 de junho (sábado), das 16h às 21h;


Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão - Rua Abacate, 452 - Sertãozinho, Bombinhas (SC);


Quanto: gratuito.



Parceiros