Vazamentos internos causam desperdício de água e danos a estruturas

  • ITAPEMA -
  • 08/01/2026
  • 4183 Visualizações
Compartilhar
img


Quando o assunto é desperdício de água potável, os vazamentos são grandes vilões.



Apenas um vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar mais de 1.400 litros de água por dia, quase um litro por minuto. Já uma torneira gotejando, o desperdício pode ser até 50 litros por dia, o que resulta em 1.500 litros por mês.


Além do desperdício, os vazamentos internos causam problemas imediatos como prejuízo financeiro na fatura mensal do consumo de água, e ainda podem resultar em transtornos como danos a estrutura do imóvel.


Confira 5 passos para monitorar possíveis vazamentos:


1-           Deixe o registro do cavalete aberto;


2-           Confira se todas as torneiras estão bem fechadas e não utilize os sanitários;


3-           Anote a marcação do hidrômetro (ela mede o consumo de água);


4-           Na caixa d’água, feche a torneira da boia e acompanhe o nível da água;


5-           Avalie: houve alteração na marcação do hidrômetro? O nível da água na caixa mudou? Se sim, podem ser sinais de vazamento.


Se identificar sinais de vazamento, chame um encanador para avaliar a situação. Quanto antes o problema for resolvido, menores serão os estragos causados pelo vazamento.


Identificou um vazamento na rua? Avise a Conasa Águas de Itapema


Se notar algum vazamento em vias públicas, avise a Conasa Águas de Itapema. Esse tipo de situação é prioridade para nossa equipe. Entre em contato para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível. WhatsApp e Telefone (47) 3268-8200 ou 115 (ligação local).


Você também pode utilizar esses canais para falar sobre o abastecimento de água, vazamentos de esgoto em vias públicas ou outras demandas e dúvidas sobre os serviços de água e esgoto em Itapema. Por eles, você fala diretamente com a nossa equipe, agilizando a nossa atuação para solucionar o seu problema.


Nunca ligue rede pluvial à de esgoto, nem a rede de esgoto à pluvial


É fundamental manter as redes pluvial e de esgoto separadas. A água da chuva deve ser drenada para rios, córregos e lagos, enquanto o esgoto é coletado e tratado em sistemas específicos.


Quando a rede pluvial é conectada à rede de esgoto, as águas da chuva se misturam com o esgoto, sobrecarregando o sistema e podendo causar transbordamentos em ruas e áreas residenciais.


Já a conexão da rede de esgoto à rede pluvial causa poluição indevida de rios e mares, sendo prejudicial para o meio ambiente e para a saúde pública. Por isso, é proibida a mistura das ligações.


A Conasa Águas de Itapema, em parceria com a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), realiza ações de fiscalização. Ligações irregulares podem resultar em multas, conforme a legislação vigente.




 



Parceiros