Ação reforça compromisso da gestão com o atendimento às pessoas com TEA no município quinta-feira (04/09) com a coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Litoral de Santa Catarina (AMA Litoral), Cátia Cristiane Purnhagen Franzoi, e o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá), para alinhar a continuidade dos serviços prestados pela entidade em Itapema. O encontro reafirmou que os atendimentos da AMA seguem normalmente e integram a rede municipal de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), junto ao novo CAP-TEA.
Durante a conversa, foram esclarecidos pontos importantes sobre o funcionamento das instituições, reforçando que o objetivo da gestão municipal é ampliar e fortalecer os atendimentos, garantindo acolhimento e qualidade para todas as famílias.
“Infelizmente, algumas pessoas têm espalhado inverdades sobre o fechamento da AMA, o que nunca esteve em pauta. Nosso compromisso sempre foi ampliar a rede de atendimento ao autismo em Itapema, com mais estrutura, dignidade e cuidado. A AMA é parte importante disso, e seguimos juntos nesse propósito. Vou continuar ouvindo cada pai e mãe, e trabalhando para melhorar ainda mais os serviços”, afirmou o prefeito Alexandre Xepa.
“Foi uma reunião muito produtiva. Conseguimos alinhar a continuidade da AMA e saímos com o coração aliviado, certos de que nossos trabalhos seguem. Agradeço ao prefeito, ao secretário Fafá e à equipe pela escuta, pelo respeito e por manter esse compromisso com nossas famílias e profissionais.”, declarou a coordenadora da AMA, Cátia Franzoi.
O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari, destacou que os atendimentos da AMA e do novo CAP-TEA são complementares, com o objetivo comum de garantir acesso especializado e humanizado às pessoas com TEA. “A abertura do Centro de Atendimento à Pessoa com TEA vem justamente para somar. O CAP-TEA fortalece a rede, e juntos conseguimos atender ainda mais famílias com qualidade, responsabilidade e amor”, finalizou Fafá.
Além do CAP-TEA, que iniciou os atendimentos neste mês com capacidade para 400 usuários e mais de 7 mil procedimentos por ano, o município segue ampliando as políticas públicas para pessoas com deficiência e fortalecendo parcerias com instituições da sociedade civil.