Corredor de moto passa valer em Novo Código de Trânsito

  • BRASIL -
  • 01/03/2021
  • 25484 Visualizações
img

O novo Código de Trânsito foi aprovado no ano passado muda uma série de regras para quem anda de moto. É o caso da regulamentação dos chamados corredores de motos e do aumento do número de pontos na carteira necessários para suspender a habilitação. Confira abaixo as principais alterações para quem circula em duas rodas. A mudança na legislação está prevista para acontecem em abril.


De iniciativa do Poder Executivo, O PL 3.267/2019, foi aprovada na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, o projeto voltou para nova votação na Câmara. Em seguida foi encaminhado para sanção do presidente que aconteceu em outubro.


 


Novo Código de Trânsito rege sobre corredor de moto


O projeto do novo Código de Trânsito cria regras para o uso dos chamados “corredores” de moto — quando os motociclistas andam entre as faixas das vias. Será admitida essa passagem entre veículos quando o fluxo estiver parado ou lento.

Se houver mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda. A passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”.


 


Os órgãos e entidades com circunscrição sobre a via poderão implementar áreas de espera específicas para as motos, junto aos semáforos, imediatamente à frente dos outros veículos.


O texto ainda aumenta a idade mínima necessária para que as crianças possam ser transportadas na garupa das motos — de 7 para 10 anos de idade.


 



Parceiros