Empresário dono do Alibaba está desaparecido

  • BRASIL -
  • 04/01/2021
  • 34987 Visualizações
img

O bilionário chinês Jack Ma (M? Yún), fundador do Alibaba, não é visto em público há mais de dois meses. Em dezembro, a China abriu investigação contra o grupo de e-commerce por suspeita de monopólio.


Na semana passada, o governo chinês ordenou que o grupo, dono da maior plataforma de pagamento digital do país (Alipay), reduzisse suas operações, alegando falhas na governança corporativa da companhia.


 


O cerco regulatório começou em outubro, depois que o bilionário fez críticas ao governo durante uma conferência. “A China não tem um problema de risco financeiro sistêmico“, disse Ma no Bund Summit.


 


“As finanças chinesas basicamente não carregam riscos; em vez disso, o risco vem da falta de um sistema. A boa inovação não tem medo de regulamentação, mas tem medo de regulamentação desatualizada. Não devemos usar a maneira de administrar uma estação de trem para regular um aeroporto.”


 


Dias depois, a conta oficial do WeChat da Xinhua (agência de notícias estatal) postou um artigo com o título “Não fale impensadamente, não faça o que quiser, as pessoas não podem agir por vontade própria”.


 


O texto veio acompanhado de uma pintura de Kaii Higashiyama, popular artista do pós-guerra, mostrando uma nuvem no céu em forma de cavalo, numa clara referência ao magnata – M? Yún significa nuvem em forma de cavalo.


 


O empresário é membro do Partido Comunista Chinês e, desde o início da ofensiva governamental, já perdeu US$ 11 bilhões de sua fortuna – estimada agora em US$ 50,9 bilhões.


 


O Antagonista



Parceiros