Oceanic Aquarium: Balneário Camboriú terá aquário em outubro

img

Com previsão de inauguração em outubro, está em andamento a construção do Oceanic Aquarium, uma novidade turística para Balneário Camboriú, com mais de 250 espécies de todos os continentes, distribuídos em dois andares de visitação pelo ‘caminho das águas’.

Um grupo de investidores paulistas e de Balneário Camboriú e região iniciou a obra em fevereiro, na esquina da rua 4.000, na Avenida Normando Tedesco, ao lado do Hotel Santa Inn.

O Oceanic pretende ser um dos cinco maiores aquários do Brasil e junto com o AquaRio, do Rio de Janeiro, e o Aquário de São Paulo, um dos mais atualizados do país.

Apesar das obras terem iniciado há três meses, o aquário só ficou conhecido esta semana, após um vídeo do JC Drones gravado no local.

Um dos sócios do empreendimento, Cristiano Buerger Filho, conta que pretendiam divulgar somente quando as obras estivessem mais avançadas, mas já que a informação ‘vazou’ ele concedeu entrevista ao Página 3.

“Eu e meus sócios sentimos que Balneário Camboriú necessitava de mais atrativos turísticos. Temos praias maravilhosas, mas víamos que faltavam equipamentos. A título de comparação, Gramado possui mais de 40”, diz. Cristiano é um dos sócios do Museu de Aparecida do Norte, em São Paulo, e possui experiência com atrativos turísticos em Gramado e Foz do Iguaçu. Ele também participa como sócio do Museu de Automóveis de Pomerode, que inaugura em julho.
Houve comentários de outra empresa interessada em abrir um aquário em Balneário, mas este seria na BR-101.

O empresário disse que estavam sabendo disso, mas que esse projeto não teria avançado.

“Já discutimos o Oceanic Aquarium há três anos, viajamos para conhecer vários empreendimentos pelo mundo e agora estamos realizando. Acreditamos que esse nosso projeto tem tudo a ver com a cidade”, acrescenta.

A obra no momento está na fase de montagem da estrutura metálica, e por isso tende a ser rápida, devendo ficar tudo pronto até outubro.

Caminho das Águas

O Oceanic Aquarium terá 25 tanques, com espécies de todos os continentes. Serão dois andares de visitação, um de água doce e outro da salgada.

O objetivo é contar o ‘caminho das águas’, passando pelo gelo, rios, lagos, florestas tropicais, mangue, costão, até chegar no Oceano Atlântico.



O local pretende abrigar mais de 250 espécies, entre arraias, tubarões, pinguins, jacarés e lontras.

“Será o segundo aquário do Brasil a ter um túnel acrílico, onde o público passa por baixo do aquário, hoje só tem no Rio de Janeiro. Teremos biólogo explicando o tempo todo sobre as espécies, palestras sobre o meio-ambiente e sustentabilidade e o nosso teto será retrátil para entrar luz para os animais”, conta.

Um dos sócios do Oceanic é Maurício Brunos, diretor executivo do Zoológico de Pomerode, que será responsável pelo manejo/transporte dos animais, além de que ocupará o cargo de diretor administrativo-financeiro do aquário. Tudo isso já está sendo discutido, e inclusive um tubarão vem da Argentina.

“Estamos preocupados e sabemos o quanto precisamos cumprir todas as exigências para as áreas dos animais, por isso estamos buscando seguir bem acima do que a legislação pede”, diz.

A parte de filtros, bombas e todo o maquinário que mantém a água dos aquários com boa qualidade é de responsabilidade de André Neto, que trabalhou nos oceanários de Lisboa e Barcelona.

“Ele fez o projeto dos nossos tanques e a parte técnica dos aquários e se mudará para Balneário Camboriú para ser o nosso gestor técnico desta área”, destaca.
Por enquanto, os sócios pretendem cobrar entre R$ 40 e R$ 45 o ingresso, com base nos valores dos demais atrativos turísticos da cidade, como o Parque Unipraias e o Barco Pirata. Também haverá meia-entrada para estudantes e idosos. Isso pode sofrer alteração.

O aquário, que tem 2,2 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 3 mil metros quadrados, contará com 60 vagas de estacionamento, além de mais 25 em um terreno ao lado que já foi alugado. Um terceiro irá abrir outro estacionamento (privado) com mais 100 vagas, garantindo que o público tenha onde estacionar quando for visitar o local.

Setor de apoio e estágio
Ainda está sendo montado um setor de apoio, nas proximidades do Centro de Eventos, com 700m de área construída, onde os animais serão tratados para depois irem para o aquário. Cristiano salienta que a expectativa é fazer parcerias com instituições de ensino regionais, para que os estudantes de cursos como Biologia e Oceanografia possam fazer estágio no Oceanic.

“Estamos trabalhando para que o nosso aquário tenha o que há de melhor a nível internacional, condizente com o nível da cidade”, completa.

Trade está com boas expectativas
O trade turístico de Balneário Camboriú está ansioso para a inauguração do local. O secretário de Turismo da cidade, Valdir Walendowsky, explica que ‘com certeza’ um equipamento como o Oceanic fará diferença para a cidade. Ele defende que Balneário precisa de novidades, saindo fora da questão só do turismo de Sol e Mar.

“Precisamos ter equipamentos que unam cultura e turismo, ainda mais vindo da iniciativa privada. Vai enriquecer muito a nossa cidade”, afirma.
A empresária Dirce Fistarol, dona do Hotel Geranium, é uma das sócias envolvidas. Ela adianta que o Chile já demonstrou interesse em fechar pacotes para trazer estudantes para conhecerem o aquário.

“Eles trazem os alunos e acaba sendo mais um atrativo para visitarem. É algo totalmente da iniciativa privada, não há nenhum aporte público nesse equipamento. Fico muito feliz em poder contribuir trazendo essa novidade para Balneário. A nossa cidade precisava de mais uma motivação turística como essa”, diz.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Ana Maria dos Santos, afirma que a entidade está muito ansiosa e animada para receber ‘este belíssimo equipamento turístico’.

“Com certeza tornará a nossa cidade ainda mais atrativa. Destinos turísticos importantes precisam de renovação constante e é muito bom vermos grandes projetos sendo concretizados”, completa.

Informações: Página 3



Parceiros