Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina faz alerta para o feriado de Páscoa

img

Além do significado religioso, para muitos a Páscoa é sinônimo de alegria, festas, chocolate, amigos e família. Porém, para o CBMSC é sinal de atenção e trabalho. Em virtude do feriado, muitas pessoas viajam para ver os familiares distantes ou até mesmo para descansar e aproveitar a folga, ou ainda ir a praia, caso a previsão do tempo ajude. Por isto, o CBMSC aumenta sua atenção neste período - devido ao aumento de movimento nas estradas do Estado e nas praias de todo o litoral catarinense.


Estradas


No feriado de Páscoa do ano de 2018, registramos 4203 atendimentos pré-hospitalares e acidentes de trânsito atendidos pela corporação - em todo o Estado. Em 2017, a Páscoa resultou em 3000 atendimentos desta natureza, somando os atendimentos pré-hospitalares e os acidentes de trânsito – um aumento de 28,7% destes atendimentos. Segundo o Cel BM Vieira, SubComandante Geral da corporação, os acidentes de trânsito acontecem devido ao aumento do movimento, somado à imprudência dos motoristas: “Nesta época nossas guarnições atendem a muitos casos de resgate veicular, em todo o Estado. Com as estradas movimentadas, a incidência dos atendimentos é maior.” explica Vieira. “O problema do aumento do movimento nas estradas são os acidentes graves, aonde há vítimas presas em ferragens. São mais comuns em acidentes frontais entre dois veículos, ou com uma saída de pista em um veículo em alta velocidade. Ambos podem ser evitados com a devida atenção do motorista, e é claro sem envolver bebida e direção”, completa o SubComandante Geral, responsável pelo gerenciamento da atividade operacional do Estado.


Quando há uma vítima presa em ferragens o tempo vale ouro. Quanto mais rápido a atuação dos socorristas, maior a chance de vida da vítima grave. Por isto o CBMSC trabalha com a doutrina da “Golden hour” - traduzido, “Hora de ouro”. Cerca de 80% das vítimas em estado grave ou gravíssimo tem sucesso em recuperação quando recebem o atendimento final em até 1 hora após o acidente. Portanto o tempo de acionamento, deslocamento, intervenção e atendimento, e novo deslocamento ao hospital adequado deve ser o menor possível. Esta doutrina “Golden hour” é utilizada também nos Estados Unidos, aonde diversos estudos demonstram que a agilidade no atendimento está diretamente relacionada à eficácia dos mesmos, em casos de vítimas presas em ferragens.

Praias


Apesar do encerramento oficial da pós-temporada da Operação Veraneio, os guarda-vidas civis trabalharão no feriado de Páscoa, em todo litoral catarinense. “O planejamento para utilização desta mão de obra é pensado para o ano todo, levando em consideração os feriados e épocas com maior turistas nas regiões”, explica Cel BM César, comandante da 1ª Região Bombeiro Militar (litoral) e responsável pelo gerenciamento deste recurso humano. “Finalizamos Operação Veraneio, mas sabemos que nos feriados muitos turistas visitam o Estado, e os próprios catarinenses buscarão as praias, caso a previsão do tempo seja favorável. Para garantir a segurança de todos, o CBMSC ativará guarda-vidas civis em diversas praias do Estado, que devem encher no feriado”, explica César.


No páscoa do ano de 2018, o CBMSC registrou 58 atendimentos nas praias do Estado, sendo 28 envolvendo arrastamentos. Não foi registrada nenhuma morte por afogamento neste período, fato atribuído as 58077 prevenções executadas pelos guarda-vidas civis na ocasião.

Em 2017, a páscoa apontou apenas 27 atendimentos nas praias pela corporação, desconsiderando as 32083 prevenções realizadas. Para 2019 a corporação espera muito trabalho nas praias, tendo em vista a previsão do tempo favorável.


Os guarda-vidas civis trabalham com mais intensidade na Operação Veraneio, mas em algumas praias atuam também aos finais de semana, e outras em todos os dias. Esta distribuição é feita pelo comandante local, que identifica a necessidade dos mesmos na sua área de comando, e usa a mão de obra – dentro das possibilidades da corporação. Em Florianópolis, praias como Joaquina, Praia Mole e Ingleses por exemplo, apresentam o serviço durante o ano todo. Na Praia Brava, em Itajaí, e na Praia Central, em Balneário Camboriú, também. Quando não há guarda-vidas nos postos, é hasteada uma bandeira preta com os dizeres “Posto Desativado”. O CBMSC não recomenada o banho em locais desguarnecidos.

App Praia Segura


Para saber as condições do mar e se há a presença dos guarda-vidas nas praias, o cidadão pode baixar gratuitamente em seu celular o aplicativo Praia Segura. Neste aplicativo, é indicado a cor da bandeira da praia (indica se o mar está perigoso ou adequado para banho), se há guarda-vidas civis na praia, entre outros como: incidência de águas-vivas, disponibilização de cadeiras anfíbias (que permitem o banho de mar para pessoas portadoras de necessidades especiais) entre outros.

Fonte: portal.cbm.sc.gov.br



Parceiros