Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida

  • BRASIL -
  • 09/07/2021
  • 33644 Visualizações
img

A pergunta que não quer calar é respondida pelo médico Carlos von Muhlen, que recomenda seguir uma regra no consumo de álcool após a aplicação do imunizante.


 


A cada nova remessa de vacina a pergunta permanece a mesma ‘pode beber depois de vacinar?’. A resposta é um pouco desanimadora para quem gosta de algumas rodadas de cerveja e drinks, como explica o médico especialista em doenças autoimunes, reumatismos e patologista clínico, Carlos von Muhlen.


 


Segundo o médico, ainda não há estudos específicos que relacionam os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas com a vacinação contra covid-19, entretanto com base em outras pesquisas imunológicas sobre os impactos do álcool no organismo, é possível fazer uma relação e orientar a população.


 


Sempre que uma pessoa faz uso de bebidas alcoólicas, o cérebro fica ‘embotado’ e as funções mentais não são as mesmas. Reações de espontaneidade, ânimo e, até mesmo, falta de coordenação motora são comuns, mas se há uma baixa nas funções essenciais, também há menos atividade para formação de anticorpos protetores necessários, pois o cérebro é responsável pelo funcionamento sistema imunológico.


 


De acordo com um estudo publicado na revista americana Alcohol, uma única ‘bebedeira’ aumenta a inflamação do organismo em algumas horas, inibindo a capacidade do corpo de regular o sistema imunológico e combater de maneira eficaz uma infecção, até mesmo dias depois do consumo da bebida. 


 


A vacina precisa da produção de anticorpos em alta para garantir que o trabalho seja cumprido, porém, dentro dos efeitos do álcool, está a baixa atividade do sistema imunológico.  Algo que vai interferir na resposta do corpo em relação à proteção contra a covid-19.


 


Confira os possíveis efeitos do álcool no corpo, após a aplicação da vacina contra covid-19, segundo o Dr. von Muhlen.


 


Fonte: Correio Brasiliense



Parceiros