Faaci convida vereadores para reuniões comunitárias do novo Plano de Saneamento Básico

  • ITAPEMA -
  • 06/07/2021
  • 18480 Visualizações
img

Objetivo é atingir a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento brasileiro, que determina que as cidades atinjam 90% da população com o serviço de tratamento de esgoto e coleta de lixo até dezembro de 2033



Faaci convida vereadores para reuniões comunitárias do novo Plano de Saneamento Básico


 



O presidente da Faaci, Rapahel Voltolini, e o corpo técnico da Unesc (Universidade do Extremo Sul de SC), reuniram-se nesta quinta, dia 01/07, com os vereadores de Itapema, para apresentação do planejamento estratégico que vai nortear a elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento Básico de Itapema, e convidar o Legislativo para as reuniões comunitárias que começam semana que vem.


No encontro, os engenheiros ambientais da Unesc – Bruna Borsatto, Cristiane Dal Pont e Sérgio Galatto – e o chefe de Licenças Ambientais e controle de poluição da Faaci, Weslei Paludo, apresentaram os propósitos e etapas das reuniões comunitárias para apresentação e deliberação sobre o novo Plano Municipal. A primeira reunião acontece na próxima semana, dia 10/07, no Colégio Educar (bairro Meia Praia), às 9h, e é aberto a participação popular.


O presidente da Faaci destaca que este é um importante momento do cidadão participar e contribuir com ideias e sugestões, bem como para apresentar as necessidades do seu bairro. “Essas reuniões fazem parte do estudo que vamos fazer até dezembro deste ano, quando vamos apresentar as metas para o tratamento de esgoto e coleta de lixo de Itapema pelos próximos 20 anos. Isso é, basicamente, o que vai compor o Plano Municipal de Saneamento”, explicou Raphael.  


Ele conta que a Unesc foi contratada pela Prefeitura de Itapema para elaboração desse estudo, com levantamento de toda questão hídrica e de saneamento do município, que vai apontar tanto as deficiências, como o planejamento e investimento que o município de Itapema precisa ter para o futuro. O objetivo é atingir a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento brasileiro, que determina que as cidades atinjam 90% da população com o serviço de tratamento de esgoto e coleta de lixo até dezembro de 2033.


 


Confira a agenda de reuniões comunitárias e participe:


DIA 10/07/2021:


9h: Bairro Meia Praia – Colégio Educar (Rua 230, s/n)


13h30:  Bairro Morretes e Leopoldo Zarling (Colégio Francisco Vitor Alves, Rua 436, nº 1123)


DIA 24/072021:


9h:  Bairro Sertão do Trombudo (Colégio Paulo Reis – Estrada Geral do Sertão, s/n)


13h30: Bairros Tabuleiro e Várzea (Sede da OAB, Rua 700, nº 382)


DIA 07/08/2021:


9H: Bairro Alto São Bento (Colégio Maria Linhares, Rua 810, nº 428)


13h30: Bairros Centro e Canto da Praia (Colégio Olegário Bernardes, Av. Governador Celso Ramos, nº 710)


DIA 14/08/2021:


9h: Bairro Areal (Pesque e Pague Luau da Barra, Estrada Geral do Areal, nº 7055)


13h30: Bairro Ilhota (Associação de Moradores do Bairros, Rua 1208, s/n)


 


Audiência pública dia 02/12/2021


Já está marcada, também, uma Audiência Pública que vai acontecer na Câmara de Vereadores de Itapema, no dia 02 de dezembro deste ano, às 19h, quando a Faaci e Unesc vão expor os resultados de todo esse trabalho e apresentar à população o novo Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Itapema.




Parceiros