Após volta às aulas, 99 professores de Blumenau testam positivo para COVID-19

img

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, confirmou na noite de segunda-feira (22) que 99 professores testaram positivo para o coronavírus desde o início das aulas deste ano. O número é referente aos profissionais da rede municipal, estadual e particular de ensino.


Além deles, outros dois estudantes também foram diagnosticados com a Covid-19. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. Desses, cinco estão com suspeita da Covid-19.


Os nomes das escolas em que foram registrados casos não foram divulgados. No entanto, os casos foram registrados nas 51 unidades de educação que espalhadas pelo município.


 


Protocolo


De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada escola é o responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19. Assim, esses locais são fechados e as pessoas que tiveram contato com os professores com a doença são afastados.


Com base nesses números e nos casos nas unidades de ensino, foram determinados pelo município as seguintes medidas:


A turma onde o professor titular ou um aluno até o 5º ano estiver com Covid-19 será afasta por 14 dias (incluindo CEIs);


No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta-se o professor e os alunos por 14 dias;


No caso de alunos positivos ou suspeitos (acima do 6º ano), afasta-se apenas o aluno infectado por 14 dias.


Fonte: G1 SC e NSC



Parceiros