Escolas começaram ano letivo nessa segunda-feira

  • ITAJAÍ -
  • 08/02/2021
  • 16491 Visualizações
img

Atividades foram retomadas seguindo rigorosos protocolos para garantir a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar. 


 


Itajaí, 08.02.2021 - Mais de 6,1 mil alunos da Escola S, rede de educação básica integrada por SESI e SENAI, retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (8) em todo o estado para iniciar o ano letivo. As aulas presenciais foram retomadas seguindo rigorosos protocolos para garantir a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar. 


 


As medidas visam minimizar os riscos de contágio no ambiente escolar e variam em cada região, como explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Em algumas escolas conseguimos dividir as turmas para que os alunos tenham aula presencial todos os dias. Em outras, o rodízio será necessário para permitir que todos frequentem a sala de aula pelo menos duas vezes na semana. Temos protocolos de segurança bem estabelecidos, como o uso de todos os equipamentos de proteção individual, higienização do ambiente e o distanciamento social nas salas”, descreve. 


 


A coordenadora pedagógica e de qualidade da Escola S SESI SENAI Foz do Rio Itajaí, Renata Marins, destaca ainda que “a Escola possui autorização para retorno das aulas presenciais desde 2020, com a aprovação e homologação do Plano de Contingência pelo Comitê Municipal, sendo que toda a comunidade escolar Professores, administrativos e terceirizados foram capacitados para o cumprimento destas normas durante o mês de janeiro. Agora, conforme as turmas estão retornando, é repassado uma apresentação padrão com tópicos importantes sobre as medidas sanitárias adotadas”. 


 


Rosângela é mãe da Maria Eduarda Tomazoni, de 14 anos de idade. A estudante iniciou os estudos esse ano no Ensino Médio do SENAI. “Eu sempre ouvi falar muito do SENAI e do ensino aplicado, dos cursos profissionalizantes e mudar de escola, justamente durante uma pandemia, foi um desafio que me deixou muito calma depois da reunião, pela segurança que vi”, disse a mãe. Já segundo a Maria Eduarda, “a estrutura do SENAI é surpreendente, com uma grande biblioteca, muitas oficinas, laboratórios e lugares marcados para uso de computadores. Estou ansiosa para o início dos cursos extras em março”, disse ela. 


 


 


SEGURANÇA


Assim como em outras unidades do Estado, em Itajaí, cartazes foram fixados nas escolas e comunicam informações sobre os sintomas da doença, o distanciamento físico nas salas de aula e nos laboratórios, e instruções sobre como utilizar, higienizar e descartar corretamente as máscaras, além disse é feita ainda a aferição de temperatura de professores e alunos, há álcool em gel em todos os espaços e várias outras medidas de segurança.  


 


O acesso a tecnologias educacionais permitiu que as aulas seguissem virtualmente em 2020 e também será uma importante aliada este ano. “Além das aulas presenciais, as atividades online permanecerão para os alunos que estiverem em casa, para que não haja prejuízo algum de conteúdo, especialmente para os estudantes do ensino médio, que precisam alcançar uma boa performance em avaliações como o ENEM ou vestibulares”, acrescenta Fabrizio. 


 


Marcel Hernandez Diniz, é pai de uma aluna do 3º ano do Ensino Médio, que vai acompanhar as aulas remotamente, por opção dos pais.  “Eu só tenho a elogiar o trabalho dos professores da Gabriela durante todo o ano passado, o que deu a ela um ótimo desempenho, isso foi um dos motivos que nos fez optar por ela continuar em casa, pois temos certeza que o ensino também será de ótima qualidade e total atenção dos educadores”, frisou.


 


O protocolo de biossegurança desenvolvido pela equipe de saúde do SESI atende ao plano de contingência do governo do estado, seguindo o estabelecido nas diretrizes para o retorno às aulas. O documento define as estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da pandemia. O conjunto de medidas é adaptado à situação de cada município e até mesmo de cada unidade escolar.


 


Os alunos também precisam informar diariamente suas condições de saúde à assistente virtual Cora, do CoronaDados. A ferramenta foi desenvolvida por SESI e SENAI para acompanhar a evolução do vírus nas pessoas que apresentam sintomas e contribui para acelerar as medidas de segurança.



Parceiros