“OPERAÇÃO LEGADO” é realizada pela PM e PF em SC

  • ITAPEMA -
  • 16/08/2022
  • 12190 Visualizações
img

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, deflagrou na manhã de hoje, 16/08/2022, a OPERAÇÃO LEGADO, visando o cumprimento de um mandado de prisão e de quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapema/SC e Tijucas/SC. 


 


O mandado de prisão foi cumprido em desfavor de narcotraficante com forte atuação nos Estados do Sul do país e em São Paulo, sendo que havia sido colocado em liberdade em dezembro/2021, após cumprimento de pena decorrente de condenação definitiva como líder de organização criminosa que atuava no tráfico internacional de entorpecentes. O preso também cumpria pena por envolvimento no homicídio do Agente de Polícia Federal FÁBIO RICARDO PAIVA LUCIANO, ocorrido em Bocaina/SP no ano de 2013, sendo que logo após sair indevidamente em liberdade o criminoso passou a executar atos de lavagem dinheiro, como a aquisição de imóveis, inclusive utilizando-se de uma empresa por si constituída em 2014, ano de sua prisão, para administração de bens. O preso foi colocado em liberdade por equívoco, já que fora desconsiderado outro mandado de prisão expedido em seu desfavor, o qual foi hoje cumprido. 


 


Os mandados de busca e outras medidas deferidas judicialmente, como quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático, visam exatamente a busca de mais provas da prática dos crimes de lavagem de dinheiro e também da possível manutenção da atuação do preso como líder de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. 


 


O nome da operação decorre do fato de seu envolvimento na morte de policial federal que atuou na investigação que levou a sua prisão e condenação, que motiva o mandado de prisão em aberto em seu desfavor, e cujas diligências para seu cumprimento levaram à descoberta do crime de lavagem de dinheiro e da possível ininterrupta atuação no tráfico de drogas, mesmo durante o período em que permaneceu encarcerado.


Durante a operação foram localizadas 03 armas de fogo, documentos e veículos.


A operação contou com equipes do 31° Batalhão e do 12 Batalhão. A operação envolveu cerca 30 polícias.



Parceiros