Alesc aprova convocação do secretário de saúde sobre falta de leitos de UTI

img

Nesta terça-feira, 19 de julho, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou Requerimento do deputado Bruno Souza (NOVO) solicitando a convocação do secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, para prestar esclarecimentos sobre a falta de leitos de UTI em Santa Catarina. Três crianças morreram no estado sem ter acesso a uma vaga na UTI.


Em junho, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, um bebê de dois meses faleceu sem ter direito ao leito de UTI neonatal. Em 09 de julho, outro bebê de seis meses, no município de Três Barras, veio à óbito enquanto aguardava a transferência para um leito de UTI neonatal em Jaraguá do Sul. E também em julho outra criança, de dois anos, com quadro grave de pneumonia, não conseguiu UTI e também não resistiu.


A convocação tem por objetivo fazer com que a Secretaria detalhe as ações emergências que serão adotadas para aumentar a disponibilidade de novos leitos de UTIs infantis no Estado, conforme anunciado, além de informar o plano de ação para absorver uma eventual alta na demanda, se for o caso.


O deputado solicita ainda que o secretário responda os questionamentos decorrentes da audiência pública de 21 de junho, convocada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, e que foram encaminhadas à Secretaria de Estado da Saúde no dia 22 de junho, mas que até agora não tiveram respostas.


“O Governo de Santa Catarina é negligente com a vida dos catarinenses e pior: com a vida das nossas crianças. Com certeza se fossem os filhos deles isso não aconteceria. Mas não. Hoje é outra família que chora a dor desta perda porque não tinha vaga de UTI. É inadmissível’. 



Parceiros