Vereadores querem batizar Praça com nome do primeiro morador do Bairro Tabuleiro

  • ITAPEMA -
  • 06/05/2022
  • 8756 Visualizações
img

A pedido dos vereadores Alexandre Xepa (Progressistas) e Jean do Dimar (MDB), a Câmara de Vereadores de Itapema abriu, nesta quinta, dia 05/05, consulta pública no site www.itapema.sc.leg.br para saber a opinião da população sobre a nomeação da conhecida Praça da Bandeira, localizada na entrada do Bairro Tabuleiro. Se a consulta pública for favorável, Xepa apresentará Projeto de Lei batizando o local como “Praça Zé Lucrécia”.


 


Os vereadores contam que a proposta vem homenagear o itapemense nato José João da Silva, conhecido na cidade como Zé Lucrécia. Nascido em 1917 e falecido em 2008, Zé Lucrécia foi um dos moradores pioneiros do Bairro Tabuleiro, reduto do povo negro de Itapema. Mais que isso: segundo familiares, Zé Lucrécia foi o primeiro morador do Bairro Tabuleiro!


 


Ao longo da vida, trabalhou nos bananais da região, mas foi como vendedor de peixe e melancia que ganhou a vida e sustentou 12 filhos. Ele percorria a cidade com uma carroça vendendo seus produtos. Foi casado com Benta Umbelina da Conceição e herdou do pai, José Lucrécia, o apelido que o fez conhecido na cidade.


 


Nomeação de bens públicos:


 


A nomeação de bens públicos só pode acontecer como homenagem póstuma, e após consulta popular. Por isso sua participação é importante. Registre seu voto no site do Poder Legislativo. A consulta pública fica disponível até o dia 18 de maio.



Parceiros