Documentário sobre as canoas de garapuvu é apresentado em cidades do litoral catarinense

  • TIJUCAS -
  • 28/04/2022
  • 10320 Visualizações
img

Projeto da Associação Caminho das Águas do Rio Tijucas (ACAT) está circulando em escolas públicas de sete cidades da região


Declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina, a pesca artesanal da tainha tem a sua temporada deste ano aberta a partir do próximo domingo (1º). Nas últimas semanas, esta tradição foi assunto em escolas públicas de sete cidades do litoral catarinense que receberam a exibição do documentário Canoa Bordada de Garapuvu:


A Embarcação De Um Pau Só, filme que retrata esta importante manifestação cultural da região.


 


A circulação do documentário acontece nas cidades de Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Tijucas, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Florianópolis, intensamente conectadas à prática. O filme trata do processo de desaparecimento e resistência de uma prática artesanal ancestral: a pesca e o feitio das canoas construídas a partir de um pau só, contribuindo com a sensibilização socioambiental pela conservação de um saber característico das comunidades litorâneas do estado. Por este aspecto, um dos destaques desta rodada de exibições do documentário foi a sessão realizada na Aldeia M’Biguaçu, situada às margens da BR-101, na cidade de Biguaçu, evidenciando e fortalecendo a presença da cultura indígena e dos povos originários na cultura pesqueira da região e na origem das tradicionais canoas de garapuvu.


 


Além de assistirem o videodocumentário e debaterem seu conteúdo, os estudantes também têm acesso a materiais gráficos e informativos, como folders e camisetas do projeto. “Estamos às portas de mais uma safra da pesca artesanal da tainha, essa tradição tão importante cultural e economicamente para Santa Catarina. É sempre uma oportunidade muito enriquecedora levar o debate sobre o assunto para as escolas públicas, para os alunos que estão inseridos nessas comunidades”, ressalta o pesquisador da ACAT, William Wollinger Brenuvida.


 


A circulação do documentário Canoa Bordada de Garapuvu: A Embarcação De Um Pau Só é uma realização da ACAT através de projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Com apoio do edital, as exibições seguem até a próxima sexta-feira (30), porém já estão agendadas novas interações com escolas e entidades durante todo o período da safra da tainha, que se estende de 1º de maio a 31 de julho, difundindo ainda mais o material cultural produzido.


 


Quem quiser conferir o material, pode acessá-lo no canal da ACAT no YouTube. 


 


 



Parceiros