Abril Marrom: mês de conscientização e combate à cegueira

img

A estimativa é de que no Brasil existem mais de 1,5 milhão de pessoas cegas. Destes casos, cerca de 75% poderiam ser evitados com exames de rotina.


 


O ser humano é essencialmente visual: estudos indicam que 80% de toda a informação que captamos do exterior é obtida através dos olhos. Porém, mais de 1,5 milhão de brasileiros, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estão privados da visão por causa da cegueira. E 75% destes casos poderiam ser evitados com a realização de consultas oftalmológicas.


Com o objetivo de alertar para a importância dos cuidados com a visão, foi criada a campanha Abril Marrom, no mesmo mês em que se comemora o Dia Nacional do Braille (08/04). 


Casos de catarata, ceratocone e descolamento de retina podem ser revertidos, mas desde que tratados precocemente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre as condições oculares comuns que podem comprometer a visão (incluindo cegueira) estão a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), catarata, opacidade da córnea, retinopatia diabética, glaucoma, erros de refração e tracoma.


O oftalmologista e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Ayrton Ramos relata que as doenças que podem levar à cegueira, na maioria dos casos estão relacionados à idade e/ou associadas a doenças sistêmicas como o diabetes e a hipertensão arterial. Muitas vezes as doenças oculares são negligenciadas e a demora em receber o tratamento oftalmológico adequado levam à cegueira.


*AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE LEVAM À CEGUEIRA*


O relatório mais recente da OMS mostra que 76 milhões de pessoas (entre 40 e 80 anos) tiveram glaucoma em 2021. Este número, bastante expressivo, reforça a necessidade de não descuidar da saúde: a doença surge em função do aumento da pressão ocular, que causa lesão do nervo óptico e leva à perda progressiva da visão. O tratamento é feito com o uso de colírios.


Se não houver uma atenção antecipada aos sintomas, a catarata também pode levar à cegueira. A doença torna o cristalino opaco comprometendo o foco e a visão. Segundo o Ministério da Saúde, a catarata é responsável por 47% dos casos de cegueira no Brasil e pode ser corrigida com cirurgia.


A retinopatia diabética é provocada pelos níveis descontrolados de glicemia em pessoas com o diagnóstico de diabetes. A doença altera a rede vascular da retina comprometendo o reconhecimento de imagens. O primeiro sintoma desta alteração pode ser a visão embaçada, por isso a importância de realizar exames periódicos para prevenir o desenvolvimento da doença.


A degeneração macular da idade, que afeta a retina, costuma atingir pessoas acima de 55 anos. Ramos reforça a importância da consulta médica sempre que for percebida qualquer alteração na visão. “O ideal é que as pessoas consultem com um médico oftalmologista ao menos uma vez por ano. Quando existe histórico familiar de doença ocular, a recomendação é que a consulta seja realizada a cada seis meses”, enfatiza.



Parceiros