Ataque a teatro em Mariupol pode ter matado 300 pessoas

  • MUNDO -
  • 26/03/2022
  • 11000 Visualizações
img

Autoridades locais, citando relatos de testemunhas, disseram que até 300 pessoas podem ter sido mortas no bombardeio a um teatro na cidade sitiada de Mariupol, no Sul da Ucrânia, em 16 de março.


O conselho municipal deixou claro que ainda não foi possível determinar o número exato de mortos no incidente, em que um poderoso ataque aéreo russo atingiu o Teatro Drama, onde centenas de pessoas estavam abrigadas.


O governo ucraniano havia dito anteriormente que era impossível dizer quantos foram mortos, porque Mariupol está sob caos, com bombardeios quase constantes. 


A Rússia tem negado ter bombardeado o teatro. O Kremlin afirma que as forças russas não têm civis como alvo, depois de invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro.


"Ttestemunhas dizem que cerca de 300 pessoas morreram no teatro Drama, de Mariupol como resultado do bombardeio de um avião russo", disse o conselho municipal em comunicado nesta sexta-feira.


"Até o último momento, não se quer acreditar nesse horror. Mas as palavras daqueles que estavam dentro do prédio no momento do ato terrorista afirmam o contrário."


Petro Andrushenko, assessor do prefeito de Mariupol, deu a mesma estimativa, sem fornecer mais detalhes.


A chefe da missão de monitoramento de direitos humanos da ONU na Ucrânia, Matilda Bogner, disse que sua equipe não conseguiu obter informações suficientes para verificar o número de mortos no teatro.


"Estamos recebendo cada vez menos informações de lá (Mariupol) e, nesse caso específico, ainda tentando verificar os detalhes", afirmou ela a jornalistas de Genebra por videolink.


Autoridades ucranianas têm dito cerca de 130 pessoas foram resgatadas dos escombros e que o porão do teatro tinha resistido ao ataque.



Parceiros