Pandemia não acabou, e momento é de restrição, alertam especialistas

img

 







Os números de mortes violentas em Santa Catarina caíram 9% em comparação com o ano anterior. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) forneceu o relatório nessa quarta-feira, 5. O ano de 2020 já tinha apresentado queda em comparação com os anos anteriores, o que reflete no melhor número dos últimos 14 anos. As mortes violentas contemplam homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial (militar ou civil). Os números de roubos também mostraram quedas seguidas nos últimos dois anos.



Os registros das mortes violentas intencionais caíram de 811 em 2020 para 739 ocorrências em 2021. A média dos últimos anos (2008 a 2019) era de 921. As regiões policiais militares (RPM) em Balneário Camboriú e Florianópolis apresentaram as maiores quedas, de quase 30%. As mortes em decorrência de intervenção policial também reduziram 21%. Os feminicídios, que decorrem de assassinatos decorrentes de gênero, apresentaram de 60 para 55, uma redução de 8% em comparação com 2020.



As três cidades com menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes, dentre os 30 municípios mais populosos em Santa Catarina, são Gaspar, Mafra e Jaraguá do Sul. Nos crimes contra o patrimônio, o número de roubos (com emprego de violência) baixou 5% em comparação com 2020 e 27% em relação a 2019. Já os furtos (sem violência) mantiveram estáveis nos dois últimos anos, mas com queda de 18% comparado a 2019.



Para o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o trabalho integrado do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, com PMSC, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, é um fator que tem colaborado nas ações coordenadas: “trabalhar de forma integrada e focar nas ações preventivas tem nos auxiliado a reduzir esses índices. Destaque para o trabalho da Inteligência policial que serviu de suporte para as ações operacionais devidamente planejadas, as ações internas visando à qualificação dos policiais militares com a realização de Encontros Técnicos e cursos de especialização, os investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos foram algumas das ações importantes na prevenção e na repressão aos crimes violentos”, finalizou o coronel Pontes.


O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano, destaca que as mudanças implementadas pela atual gestão do Governo do Estado estão proporcionando uma melhor entrega de serviços para a população: “O redesenho da Segurança Pública, elaborado pelo governador Carlos Moisés, deu certo. Os índices de criminalidade estão em queda. Tivemos dois anos de pandemia, mas agora a tendência é que a vida volte ao normal cada vez mais. Precisamos estar atentos a isso”.


Coletiva na próxima semana


Na próxima semana, o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial concederá uma entrevista coletiva para detalhar os números e explicar os motivos da queda na criminalidade em Santa Catarina. O presidente Giovani Eduardo Adriano também detalhará o planejamento das forças de segurança do Estado para o ano de 2022.





Parceiros