Tenente Coronel Eder fica ferido em treinamento de tiro

img

O acidente ocorreu em um stand da Polícia Militar em Florianópolis.


O Tenente Coronel Eder Jaciel de Souza Oliveira ficou ferido na noite desta segunda-feira (08) após um acidente em um treinamento de tiros. O caso aconteceu no stand de tiros da Polícia Militar de Florianópolis.


 


De acordo com o Tenente Coronel Eder, que ficou conhecido em Tijucas como o Major Eder, não existe risco zero de se ferir nos treinamentos militares. “Treinamentos policiais envolvem riscos, fazemos juramento de pôr a vida em risco em defesa da sociedade. Por óbvio que os treinamentos de tiro seguem rigorosas e criteriosas normas de segurança, porém ainda assim há riscos. Um destes riscos é o dos projéteis secundários, deflexões ou ricochetes no jargão popular, por esta razão que o uso de óculos é obrigatório em qualquer instrução de tiro. Um destes projéteis secundários acabou atingindo o meu bíceps e uma veia calibrosa, isto a cerca de 10 metros do alvo, não é um fato incomum, ocorre com grande frequência na verdade, porém como pratico atividade física de forma intensa, o braço é bastante vascularizado, e o fragmento afiado acabou cortando uma veia, a ferida com pouco mais de 2 cm, algo que seria insignificante em outro lugar”, explicou.    


 


“Rapidamente percebi o sangramento massivo, que piorou ao retirar o fragmento, um reflexo, porém a equipe de alunos e instrutores foram todos recentemente treinados em APH, atendimento pré-hospitalar, e com muita calma fizeram o que o treinamento mandava, houve necessidade de torniquete e bandagem israelense, - temos kit em todas nossas instruções- o que já conteve o sangramento. Fui conduzido ao hospital e tratado, e liberado, estou 110%.” Concluiu.


 


O Tenente Coronel ainda afirmou que a preocupação do seu comandante com o treinamento da tropa e o investimento da PMSC em equipamentos adequados salvou a vida dele, e tem salvo cotidianamente.


 


Ele acrescentou ainda que está muito feliz com a experiência, e que bom que foi com ele.


 


Fonte: Top Elegance



Parceiros