Ensino Remoto de Porto Belo oportuniza a inclusão digital na Terceira idade

img

Durante a realização das aulas do dia 02 de setembro, que acontecem na modalidade de Ensino Remoto, uma situação inusitada chamou a atenção de dois professores.


A Dona Maria Schwartz Guerreiro de 93 anos, pediu para seu neto do coração, o aluno Marcos Gabriel Ribeiro Danielewicz, do 9º ANO da escola Nair Rebelo dos Santos, que mostrasse para ela como funcionava a aula Online. Já no finalzinho da aula de Educação Física, o aluno pediu autorização ao professor Fábio Donizeti Domingos, que prontamente acolheu a avozinha e demonstrou um pouquinho de como tudo funciona. 


 


Não satisfeita, solicitou a sua outra neta do coração, a aluna Mabili Gabrieli Ribeiro Carneiro, do 4º ANO da Escola Pedro Alemão, que teria aula logo em seguida, para participar e conversar com a professora Fabiana da Silva Antunes, que também prontamente recebeu a vovozinha em sua aula, pois ela ainda queria entender melhor como é que fazia essa aula pelo computador. 


 


Conforme relato dos professores, foram momentos únicos e emocionantes, vendo o interesse da Dona Maria pelo uso das tecnologias, além da alegria em poder participar desse momento. 


Considerando o contexto atual em que estamos vivendo, durante a pandemia do Covid-19, tendo os idosos como principais grupos de risco de contaminação, a utilização de tecnologias se torna essencial para minimizar o distanciamento físico exigido hoje e para manter contato com amigos e familiares a dona Maria ganhou um smartphone. 


 


É importante destacar que a utilização desses aparelhos gera aprendizado de uso e estímulo da manutenção do sistema cognitivo, sendo extremamente benéfica. Os aplicativos de troca de mensagens reduzem a sensação de isolamento e aproximam seus familiares.


 


A mãe dos alunos Jaciqueli Ribeiro entrou em contato com a Supervisora do ensino remoto Eidi Gizele Sanches, para agradecer e parabenizar os professores pelo acolhimento e carinho que tiveram.  


 


Uma linda história que não poderia deixar de ser contada.



Parceiros