Guarda Municipal de Porto Belo passa por capacitação que possibilitará armamento

img

O curso tem duração de cinco meses e a equipe está sendo treinada pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú. 


Os guardas municipais que atuam em Porto Belo estão sendo novamente capacitados, desta vez, para possibilitar o uso de armas durante a atuação. O curso está sendo realizado pelo CEFAG – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas, mantido pela Guarda Municipal através da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú. Ao total, 13 guardas de Porto Belo participam da capacitação, incluindo profissionais novos e antigos. O investimento é em torno de R$150 mil. 


A CEFAG tem o objetivo de formar, qualificar e aperfeiçoar seus guardas no atendimento qualificado ao munícipe, além de agir no combate à criminalidade.  Após o curso, haverá uma reestruturação da Secretaria de Segurança Pública do Município de Porto Belo e posteriormente, os profissionais aprovados poderão ser liberados para uso de armamento durante a jornada de trabalho. 


O prefeito de Porto Belo Emerson Stein explica que o Governo Municipal busca através desta capacitação aprimorar os conhecimentos da equipe, para que estejam ainda mais preparados para combater a criminalidade no Município. “Entendemos a importância da Guarda Municipal quando nos deparamos com a falta de efetivos na Polícia Militar. Nossa ideia é fortalecer a Guarda para torná-la um importante ponto de apoio no combate à criminalidade, além da proteção ao patrimônio público” – destaca o prefeito. 


O curso é dividido em três partes, o período de adaptação, período básico e período de qualificação. A equipe permanecerá em curso por cinco meses, tendo uma carga horária mínima de 800 horas/aulas. 


Nestas primeiras semanas de aula, será discutido o papel das guardas municipais e a gestão integrada de segurança no município. Entre os temas abordados estão as diferentes concepções de políticas de segurança pública e as diferentes funções dos profissionais da segurança pública urbana numa sociedade democrática.



Parceiros