Governo zera imposto de importação de pneus de caminhão

  • BRASIL -
  • 26/01/2021
  • 14451 Visualizações
img

A retirada da tarifa de importação de pneus de caminhão neutraliza o aumento do transporte marítimo de cargas verificado durante a pandemia. Esta é a opinião dos representantes dos caminhoneiros autônomos e das empresas importadoras.


O governo reduziu a zero a tarifa de 16% cobrada na importação de pneus de caminhão. Segundo o ministério da Economia, a intenção é baratear o transporte rodoviário de cargas no Brasil.


A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, a CNTA, diz que os pneus são o segundo maior custo do transporte, depois do diesel, como explicou o assessor executivo da organização, Marlon Maues.


O representante dos caminhoneiros negou que haja entre a categoria alguma paralisação programada.


A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus, a Abidip, calculou que a redução da tarifa de importação neutralizou o reajuste do frente marítimo internacional verificado na pandemia.


Agora, o presidente da entidade, Ricardo Alípio, espera que o governo entre na Organização Mundial do Comércio (OMC), para investigar o aumento no preço desse tipo de transporte.


A redução na tarifa de importação de pneus entrou em vigor nesta quinta-feira com a publicação da medida no Diário Oficial da União.



Parceiros