Hospital Celso Ramos comemora bons resultados em doação de órgãos

img

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, comemora o bom desempenho na doação de órgãos. A unidade alcançou a marca de 73 órgãos e tecidos captados, de 19 doadores efetivos de múltiplos órgãos, entre 1º de janeiro e 28 de setembro de 2020.


Neste período foram captados no hospital 35 rins, 24 tecidos oculares, 11 fígados, um coração, um pulmão e um pâncreas. "Esse resultado só confirma o que já sabemos da solidariedade do povo catarinense, além do ótimo trabalho realizado pelos profissionais do Celso Ramos. A cada dia procuramos melhorar nossa estrutura, o nosso fluxo hospitalar para atender com mais qualidade e eficiência nossos pacientes”, explica a diretora geral do HGCR, Elisângela Scheidt Roncalio.


De acordo com os dados do Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes), no ano de 2019, o Hospital Celso Ramos ficou na terceira posição com 28 doações de múltiplos órgãos entre os hospitais catarinenses que realizam esse procedimento. Os hospitais Municipal São José, de Joinville, e Santa Isabel, de Blumenau, ambos tiveram 33 doações. Em todo o estado foram realizadas 332 doações de múltiplos órgãos.


Em Santa Catarina, entre 1º de janeiro e 28 de setembro de 2020, foram 804 órgãos e tecidos captados, referente a 206 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, segundo dados do SC Transplantes. As captações foram realizadas em mais de 30 hospitais catarinenses. Muitos órgãos foram encaminhados para receptores em outros estados.



Parceiros