PRF apreende pássaros dentro de caixas de leite na BR-101

img

Na noite de terça-feira (29), a Polícia Militar Ambiental de Laguna deslocou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, para dar apoio à ocorrência envolvendo pássaros silvestres. No local, os policiais rodoviários federais relataram que deram ordem de parada para o condutor de uma veículo que trafegava na BR 101, sendo que o mesmo desobedeceu a ordem e a abordagem, vindo somente a parar seu veículo 200 metros depois.


 


O motorista foi flagrado arremessando uma caixa de papelão pela janela de seu carro naquele momento. Após a abordagem, para surpresa dos policiais, dentro da caixa de papelão haviam mais doze caixas de leite e dentro destas, 12 pássaros silvestres da fauna nativa, sendo três da espécie trinca-ferro e nove da espécie bico de pimenta, este listado como espécie ameaçada de extinção.


 


Para garantir a saúde dos pássaros, a guarnição da PMA deslocou imediatamente para Laguna, com o intuito de retirar os 12 pássaros e colocá-los em gaiolas com água e comida, uma vez que as aves foram mantidas em condições precárias.


 


Para o responsável foram lavrados dois autos de infração ambiental, o qual também responderá criminalmente,  por crimes contra a fauna.


 


Na mesma data pela manhã, a mesma equipe de fiscalização ambiental já havia feito a apreensão de outros 11 pássaros silvestres em Laguna.


 


Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis.



Parceiros