Cinco curiosidades sobre a nova gasolina que você vai querer saber

  • BRASIL -
  • 05/08/2020
  • 24226 Visualizações
img

A nova gasolina produzida pela Petrobras tem mais qualidade e chega ao mercado para te levar mais longe. Sua especificação foi desenvolvida especialmente pelos cientistas e pesquisadores do nosso Centro de Pesquisas e técnicos e profissionais da das nossas refinarias, e incorporou parâmetros superiores de octanagem e densidade – fazendo seu carro rodar mais com menos combustível. Um salto em direção a uma maior eficiência e ao aumento da vida útil do seu motor e do seu carro.  
 
Já em produção nas nossas refinarias, que passam por constante aperfeiçoamento e sucessivas modernizações, a nova especificação da gasolina comum traz um avanço expressivo em tecnologia e evolução efletindo a evolução dos motores e dos veículos. É a confiança dos produtos Petrobras, com cada vez mais tecnologia. Entenda como! 


 



1. Melhor eficiência energética



A nova gasolina tem maior densidade e torna o motor mais eficiente. Mas você conhece esse conceito de eficiência energética? De forma simplificada, a eficiência energética é sinônimo de melhor uso da fonte de energia. É uma relação de causa e efeito: quanto maior o aproveitamento de energia e menor o índice de perdas, maior a eficiência do recurso energético. 


Nos veículos, o conceito é o mesmo. O combustível é a fonte de energia que faz o motor funcionar para colocar o carro em movimento. E para um veículo ter uma boa eficiência energética - ou seja, precisar de menos recursos para operar, com menos perdas ou danos - é preciso de um bom combustível.  
 



2. Redução de consumo



Ainda falando de eficiência energética, enfatizamos que os motores precisam de um combustível que possa fornecer uma quantidade de energia adequada para seu melhor funcionamento com menos recursos. Quando a qualidade do combustível é melhor, o veículo precisa consumir menos para percorrer a mesma distância. Por isso, na prática, com a nova especificação da gasolina seu carro vai andar mais, consumindo menos.  



3. Maior octanagem



Queremos que o motor de seu carro tenha um bom desempenho nas mais diferentes condições – tanto em um engarrafamento em uma ladeira em pleno verão ou na partida em uma manhã de inverno.  Para obter esse resultado, precisamos falar de octanagem, que é o valor que indica a qualidade do combustível em relação à detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação.  


Os motores com tecnologias mais modernas – e que já estão em uso em uma grande quantidade de veículos - são mais sensíveis a uma metodologia chamada RON (número do octano de pesquisa, da sigla em inglês), que tem um valor mais alto.  


Elevando o nível de octanagem, estamos garantindo uma combustão adequada, além de melhor funcionamento e maior proteção do motor. Por isso, o novo combustível vai ser bom para o seu veículo tanto no verão quanto no inverno.  
 



4. Maior densidade



A eficiência do motor varia de acordo com a massa específica (ou densidade) do combustível: quanto maior, menor o consumo – além de melhor rendimento para o veículo. Assim, com uma gasolina de maior massa específica, haverá uma maior massa para um mesmo volume de combustível injetado no motor gerando mais energia na combustão e permitindo que você rode mais quilômetros com o mesmo volume de combustível.  



5. Maior vida útil dos motores



O uso do combustível adequado permite melhor aproveitamento e proteção do motor. E uma gasolina de melhor qualidade não só melhora o rendimento dos motores, como também reduz substancialmente a possibilidade de problemas mecânicos dos carros – exigindo menos investimento em manutenção e diminuindo a possibilidade de quebras do motor.  


Além disso, também estamos nos antecipando às tecnologias futuras de motores que já começaram a ser introduzidas no país e em breve estarão amplamente disponíveis. 
 



Parceiros