Incêndios em vegetação na região Sul crescem 400% em 2020

img

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) que compreende atendimento de Passo de Torres à Urussanga, atendeu desde o dia 1º de janeiro ao dia 24 de maio de 2020, 804 ocorrências de incêndios em vegetação, enquanto no mesmo período de 2019 foram apenas 199 registros desta natureza, gerando um aumento de 400%.



Um dos fatores responsáveis por este aumento é a estiagem que Santa Catarina vem sofrendo desde o início do ano, mas o principal fator continua sendo a ação humana, seja direta ou indiretamente. De acordo com o subcomandante do 4º BBM, major BM Henrique Piovezam, grande parte dos incêndios em vegetação poderiam ter sido evitados. “A população costuma colocar fogo para realizar limpeza de terrenos, e acaba perdendo o controle rapidamente, podendo atingir até residências”, ressalta.



Outro número alarmante quando se trata de incêndios em vegetação, é o número de registros desta natureza no mês de abril. Neste ano foram 214 ocorrências, enquanto em 2019 foram apenas 30 incêndios em vegetações registrados.



Parceiros