Chip de celular está a caminho da extinção; entenda o que vem por aí

  • MUNDO -
  • 19/06/2017
  • 77470 Visualizações
img

Há alguns anos se discute a adoção do e SIM, uma tecnologia que poderia tornar o chip de celular em coisa do passado. Com especificações reveladas desde 2013, até hoje não houve muitas tentativas de transformar a proposta em realidade, com a tecnologia mais próxima sendo o Apple SIM, disponibilizado com alguns modelos de iPad da empresa.

Para quem não sabe, a ideia do e SIM, cuja tradução da sigla significa SIM incorporado.

O que a tecnologia propõe é substituir o chip tradicional de celular, que deixaria de ser removível. Isso não significa, no entanto, que você ficaria preso para sempre com uma única operadora.

A proposta é que o SIM permita alternar entre operadoras sem precisar trocar de chip, realizando o procedimento apenas virtualmente. O objetivo é, entre outras coisas, eliminar a necessidade da infame chavinha para abrir a gaveta do SIM.

Mais do que isso, o SIM pode eliminar uma chateação que todo mundo que já viajou para o exterior conhece, que é a corrida para encontrar um chip de uma operadora local ao chegar ao seu destino. O SIM virtual permite simplesmente adquirir um pacote de alguma empresa sem precisar ir até a loja mais próxima.



Fonte: Olhar digital



Parceiros