PRAD do Rio Perequezinho recebe árvores nativas para recuperação da área

img

O Governo do Município de Porto Belo iniciou o plantio das mudas de árvores e espécies nativas em uma das margens do PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas do Rio Perequezinho, localizado no bairro Vila Nova. Trata-se de uma área de mangue que corresponde a 3 mil m², que precisa ser recuperada por determinação da Justiça, através da Ação Civil Pública 5001446-59.2010,4.04.7208.


Até o momento, o Município realizou o plantio de aproximadamente 250 mudas, adquiridas pela FAMAP através de compensação de cortes isolados de espécies nativas que ocorrem no Município.  Entre as espécies plantadas estão aroeiras, figueiras brancas e espécies chamadas mangue-branco e mangue-preto, típicas de áreas de mangue da região. 


De acordo com a presidente da Famap, que acompanha e fiscaliza o processo, Ana Paula Bunn, o Município tem a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento das mudas e fazer a manutenção do espaço por 36 meses e até lá, as espécies já devem estar bem desenvolvidas. 


"Esta área foi degradada, durante os anos e o processo para recuperação ocorre na justiça desde 2010. Talvez a população de forma geral não pare para pensar sobre a importância dos manguezais, mas são locais extremamente importantes para a diminuição dos gases do efeito estufa e são importantes principalmente para a vida marinha e para a qualidade da água do mar" - explica a presidente. 



Parceiros