GM recolhe cachorro por maus tratos em Itajaí

  • ITAJAÍ -
  • 28/04/2020
  • 44626 Visualizações
img

A Guarda Municipal de Itajaí recolheu, na manhã desta terça-feira, 28, um cão com sinais de maus tratos. O animal estava no interior de uma residência no bairro Cidade Nova.


 


Por volta das 11h, uma guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de maus tratos a um cão em uma residência na rua Osmar Jordino Alexandre.


 


No local, os agentes tentaram chamar o proprietário, porém ele não respondeu. Em razão de o portão estar encostado e amparados pela situação flagrancial, os guardas adentraram a residência e confirmaram as denúncias.


 


Foi constatado que o cão apresentava uma série de ferimentos causados pela ausência de cuidados de higiene e aparente abandono.


 


Diante da situação exposta e orientados por fiscais do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), os agentes recolheram o cão e o conduziram à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa) para que pudesse receber os devidos cuidados.


 


Foi lavrado um boletim de ocorrência  na delegacia em desfavor do proprietário do animal, o qual também foi orientado sobre os procedimentos adotados.


 


O abandono de animais constitui crime previsto na lei 9605/98, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A pena é de três meses a um ano de detenção.


 


Além do crime e da sanção administrativa, cuja multa varia entre R$ 500 e R$ 3.000, os responsáveis assinam um Termo Circunstanciado, que os obriga a arcar com as devidas responsabilidades no fórum da comarca.


 


Fonte: Guarda Municipal de Itajaí



Parceiros