Tijucas decreta situação de emergência por conta da dengue

  • TIJUCAS -
  • 27/04/2020
  • 28799 Visualizações
img

Devido ao alto número de casos de dengue na cidade, o município de Tijucas decretou nesta segunda-feira (27) situação de emergência (Decreto 1528/2020) relacionada à infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A situação também preocupa o Estado que considera Tijucas município infestado pela dengue e por isso, em situação crítica.


 


Em reunião com a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina e com representantes da 18ª Regional de Saúde da Grande Florianópolis, a secretaria municipal de Saúde de Tijucas solicitou apoio para ações de combate ao mosquito.


 


De acordo com o secretário Vilson José Porcíncula, “nesta semana será realizada uma grande ação de combate em áreas críticas do município, com destaque para o Centro e o bairro Universitário, onde está concentrado o maior número de focos de dengue e também de pacientes contaminados. Vamos precisar muito da colaboração da população para este trabalho”, diz.


 


LIMPEZA EM CASA


Neste primeiro momento será preciso que os moradores intensifiquem as ações de limpeza em caixas d’água, piscinas, vasos de planta, calhas e outros locais que possam acumular água. Este trabalho é imprescindível e precisa ser concluído até esta quarta-feira (29), porque na quinta-feira (30) será realizado o trabalho de pulverização. De acordo com Idarlene Daroci, da Vigilância Epidemiológica, a pulverização a frio nas ruas da cidade vai eliminar os mosquitos adultos e a limpeza nas casas elimina as larvas do mosquito. “Somente com esta combinação teremos uma ação efetiva de combate aos focos”, explica.


 


APLICAÇÃO DE INSETICIDA


Associado à ação de eliminação de recipientes com água, Tijucas terá uma aplicação de inseticida para atingir o mosquito da dengue. A pulverização está sendo oferecida pelo Estado de Santa Catarina, seguindo as orientações do Ministério da Saúde durante períodos de transmissão, portanto, não vai gerar custos ao município e deve ser realizada nesta quinta-feira (30), dependendo das condições do tempo.


 


CASAS ABERTAS DURANTE A APLICAÇÃO


No momento da aplicação, que está programada para ocorrer entre 17h e 19h em pontos específicos do Centro e do bairro Universitário, é preciso que as pessoas mantenham portas e janelas abertas e cuidem para retirar animais de estimação do ambiente externo. “Não é um produto prejudicial à saúde, é somente de combate ao mosquito, mas para que tenha eficácia é preciso adotar estes procedimentos”, explica Idarlene. Como existe o risco de chuva, a data de aplicação pode mudar. A prefeitura vai informar com antecedência através de carro de som e publicações em seu site oficial, redes sociais e imprensa local.


 


NÚMEROS DA DENGUE EM TIJUCAS


Em Tijucas existem atualmente 41 focos positivos de dengue e 46 casos da doença, ou seja, 46 pacientes contaminados. O primeiro caso foi notificado em 02 de março deste ano e desde então os números têm crescido vertiginosamente.



Parceiros