Vítima fatal do coronavírus de Santa Catarina era morador Porto Belo

img

Confira a nota da prefeitura de Antônio Carlos 


Comunicamos que veio a óbito no Hospital Regional de São José, paciente de 86 anos, nascido em 09/01/1934,que residia, até o dia 17/03/2020, na cidade de Porto Belo.


O idoso deu entrada como residente na Casa de Repouso Recanto do Arvoredo, conhecida como Casa de Repouso Francisca Helena, localizada no município de Antônio Carlos, no dia 18/03/2020, às 14:30, trazido por seu filho. Tendo sofrido uma queda há duas semanas atrás, apresentando, no momento da entrada, diversas fraturas, leve anemia e infeção urinária, bem como histórico de Parkinson. No dia 23/03/2020 apresentou quadro de Hipotermia e Hipertensão, sendo removido às 11:45 pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Regional de São José onde veio a falecer. A amostra coletada no local, atestou positivo para COVID-19.


 


No mesmo dia 23/03/2020 a Fiscal de Vigilância Sanitária do Município, com o acompanhamento da Polícia Militar, visitou a Casa de Repouso, para verificar o Cumprimento da Nota Técnica 004/2020/DIVS, específica para Instituições de Longa Permanência para Idosos, que trata do enfrentamento do Coronavírus nestas instituições. Durante a ação foi observado o uso dos Equipamentos de Proteção Individual pelos profissionais, tendo sido orientado aos responsáveis intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de Coronavírus. Verificou-se um estoque mínimo de EPIs e a dificuldade de compra-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde.


A Casa de repouso atualmente possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Será feita coleta para COVID-19 em todos os profissionais pela Vigilância Epidemiológica do município, com o apoio técnico do serviço Vigilância Epidemiológica da 18ª Regional de saúde. Ainda, todos já receberam as orientações necessárias repassadas pela Vigilância Sanitária do município.



Parceiros