Prefeito de BC apresenta projeto nos EUA

img

O prefeito Fabrício Oliveira apresentou na tarde desta sexta-feira (17) em Washington, D.C. (EUA), projeto de mobilidade da região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, no painel de boa governança . O projeto é voltado a implantação de sistema de transporte coletivo multimodal e contemplará os onze municípios da Amfri. O projeto já conta com apoio técnico do Banco Mundial.


“O Banco Mundial nos convidou a apresentar este projeto por ser um projeto de referência que pode ser replicado em outras regiões do país porque ele independe do Estado ou da Federação. É um projeto de mobilidade que beneficia toda uma região viabilizado por um consórcio regional que criamos entre os municipios da Amfri, e que teve esse reconhecimento e apoio do Banco Mundial para ajudar a pô-lo de pé”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira após ter apresentado o projeto no plenário da Conferência. 


“A resposta que obtivemos foi muito positiva, tivemos, além da apresentação, algumas reuniões onde houve a manifestação de representantes do Banco Mundial em financiar está grande obra de mobilidade intermunicipal”, completou o prefeito.


O sistema multimodal é composto por onze linhas interligadas, três das quais com sistema BRT. Para implementar esse sistema, foi criado em fevereiro de 2019 o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri (CIM-AMFRI), que é uma inovação em termos de Brasil e possibilita a atuação, via consórcio, em diferentes temas comuns à região, sendo a mobilidade urbana um dos eixos.


A apresentação do prefeito Fabrício Oliveira foi na conferência  Transforming Transportation 2020, cujo tema central é “conectar as pessoas com crescimento sustentável” (Connecting People for Sustainable Growth). A Transforming Transportation 2020 é iniciativa do World Bank Group e do World Resources Institute (WRI), entre outras parcerias.



Parceiros