Acibalc coletou quase 5 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em 2019

img


A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da entidade, coletou 4,75 toneladas de lixo eletroeletrônico durante o ano de 2019. Com a coleta, o município deixou de emitir 5,4 toneladas de gás carbônico, o equivalente a 109 carros rodando durante uma semana e ainda economizou energia suficiente para abastecer 2.105 casas por um dia.




O trabalho de coleta continua sendo realizado em Balneário Camboriú e os interessados podem destinar diariamente resíduos como computadores, notebooks e periféricos; telefones, celulares e carregadores; impressoras, estabilizadores, no-break fontes; monitores e televisores; fios, cabos e outros eletrônicos em cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV): na sede da Acibalc, Hospital do Coração, UniAvan, Camvel e Apae BC.

Segundo a Presidente da Acibalc, Maria Pissaia, a iniciativa da Acibalc quanto ao lixo eletrônico reforça ainda mais seu papel associativista e colaborativo. “Nosso objetivo é fazer com que mais empresas adotem o PEV (Ponto de Entrega Voluntária), para que abrangência da coleta seja ainda maior, evitando desta maneira o descarte irregular destes equipamentos que geram poluição, tanto química, quanto visual”, ressalta.

O processo de reciclagem dos materiais passa por três etapas: a coleta, com o encaminhamento adequado dos resíduos, o processamento, por meio de uma seleção e triagem, destinação adequada com a maioria dos materiais sendo enviados para locais recicladores e ambientes legalmente habilitados e a cadeia de consumo, onde a matéria prima reciclada é inserida dentro da cadeia produtiva. Com a iniciativa, a Acibalc ajudou a weee.do (empresa responsável pela destinação correta dos resíduos) a doar 114 computadores para projetos sociais, incentivando a inclusão digital, além da doação de uma TV para a escola municipal de Camboriú CEI Julita Pereira

A ação de reciclagem de eletrônicos conta com patrocínio da Camvel, Embraed Empreendimentos e Rede de Hotéis Pires.




 



Parceiros