Dispositivos de alerta são instalados antes de curvas na Serra Dona Francisca

img

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), por meio da Coordenadoria Regional Norte, realiza a instalação de dispositivos para alertar e proibir ultrapassagens antes das curvas da Serra Dona Francisca (SC-418). Nesta semana, foram inseridos três sonorizadores a 300, 150 e 50 metros da curva no quilômetro 16,6. Os tachões no eixo da pista foram colocados em uma extensão de 300 metros, acompanhando os sonorizadores. Nas próximas semanas os serviços serão realizados antes das curvas dos quilômetros 15,5 e 13,7.

Na última quinta-feira, 3, foi finalizada a barreira de contenção de terra na curva do quilômetro 16,6, para evitar a queda de veículos na ribanceira em casos de colisões. As defensas metálicas também estão sendo instaladas ao longo da Serra Dona Francisca. A previsão é que as ações preventivas na rodovia sejam finalizadas em novembro.

A manutenção rotineira é feita constantemente na rodovia com serviços de roçada, limpeza das canaletas, ajustes de placas e tapa buracos. Em junho, foi realizada a pintura de toda a Serra – eixo e bordo – e foram recolocadas todas as placas de sinalização que estavam faltando, bem como a reposição dos tachões e tachinhas danificados.

Para a iluminação, uma alternativa está sendo estudada, uma vez que em 2018 foi gasto mais de R$ 1 milhão e os cabos de cobre foram furtados, deixando a Serra sem luz apropriada



Parceiros