Homem tetraplégico consegue andar de novo graças a exoesqueleto

  • MUNDO -
  • 04/10/2019
  • 26266 Visualizações
img

O equipamento é controlado a partir de implantes no cérebro

Um homem tetraplégico foi capaz de recuperar os movimentos de todos seus membros paralisados com a ajuda de um exoesqueleto controlado pela mente. O projeto é resultado de uma parceria entre o centro de pesquisa Clinatec e a Universidade de Grenoble, na França.

Todo controle vem da mente de Thibault. Ele possui dois implantes que monitoram a parte do cérebro responsável pelo movimento. Os implantes captam os sinais do cérebro e enviam instruções para um computador próximo, que depois os converte em movimento.

A equipe espera obter um mapa mais detalhado das leituras dos implantes cerebrais e um computador mais poderoso para melhorar a capacidade de resposta do processo. De qualquer forma, o sucesso desse teste conceito serve de motivação para os cientistas.

A empresa japonesa Cyberdyne já possui um exoesqueleto que ajuda na recuperação de movimento das pernas, contuido ele é usado apenas como um auxilio para terapias. Recentemente, os Estados Unidos também apostaram na produção de exoesqueletos


Fonte: Olhar Digital



Parceiros