Amafri reúne-se com prefeito por mudanças na “Lei do Uber”

img

“Transporte por aplicativo é o futuro”, diz prefeito, que deve rever legislação



Como desdobramento da reunião realizada na Câmara Municipal no último dia 16, na manhã de sexta-feira (27) diretores da Associação dos Motoristas de Aplicativos da Foz do Rio Itajaí (Amafri) foram recebidos em audiência pelo prefeito Emerson Stein (MDB). Participaram do encontro os vereadores Altino Júnior (PSD) e Diogo Santos (MDB), os procuradores jurídicos do Legislativo (Carlos Roberto de Souza) e do Executivo (Gilmara Monteiro Baltazar e Rosane Posanske da Silva), o presidente da associação, Felipe Mafra, e seu tesoureiro, Felipe Martins. Na pauta, a solicitação, por parte da Amafri, de mudanças na Lei 2808.

Sancionada em agosto deste ano, a lei regulamenta o transporte de passageiros realizado por intermédio de plataformas online tais como Uber, 99 e Garupa no município. Porém, de acordo com os representantes da categoria, ela traz dispositivos que dificultarão o trabalho dos motoristas de aplicativo. Em razão disso, na última semana foi realizada uma reunião com os vereadores e, por meio da Câmara, convocada a presente audiência.

Emerson Stein concordou em rever a legislação – que, ele informou, ainda não entrou em vigor (embora, em tese, devesse começar a valer a partir de 30 de agosto). O prefeito pediu que Felipe Mafra encaminhe ofício enumerando os dispositivos problemáticos para que o Executivo viabilize os ajustes. “O transporte por aplicativo é o futuro e todo mundo vai ter que se adequar”, ponderou.

Para o presidente da Amafri, o saldo da reunião foi muito positivo: “Quando a cidade é receptiva é excepcional, pois evita um monte de transtornos”, pontuou o representante da associação, que já protagonizou embates em outros municípios. Segundo seu colega Felipe Martins, a situação jurídica em Porto Belo preocupava os motoristas da região, em razão da proximidade da temporada. Agora, entretanto, acredita que a classe ficará aliviada, pois abriu-se um canal de diálogo.



Parceiros