Pescador flagra baleia jubarte na praia de Penha

img

Registro aconteceu durante uma pescaria próxima a Ilha Feia

Um pescador registrou nesta quinta-feira (20) o momento que uma baleia, possivelmente da espécie jubater, estava próxima ao barco. A imagem foi capturada por Marcelo Vicente, em alto mar, entre as cidades de Balneário Piçarras e Penha.

Nas redes sociais ele compartilhou o vídeo e a foto do momento, que descreveu ser um "espetáculo da natureza". Nesta época do ano, o aparecimento destes animais é comum no litoral norte de Santa Catarina. “Em alguns momentos ela saltou e saiu completamente da água”, descreveu.

Ela foi vista na zona dos 28 metros de profundidade, ao fundo da Ilha Feia. O animal visto por Marcelo tende a ser da espécie jubarte, segundo o professor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMAR) da Universidade do Vale do Itajaí, Gilberto Manzoni.

Ao longo dos últimos anos, tem crescido os relatos de moradores e pescadores sobre o a localização de baleias nadando na costa de Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha, num misto de deleito visual e avisos por resgate. Ainda não há um estudo que explique tal crescimento.

As baleias procuram o litoral norte para realizar sua reprodução e a escolha por um lugar com menor profundidade tem critérios de segurança no instinto animal. Durante este período a baleia está com seu instinto mais sensível, portanto é preciso ter cuidados na observação.

Esses animais são protegidos por Leis Federais e Ambientais, sendo proibida sua captura, perseguição ou perturbação, sob pena de multa, prisão e apreensão da embarcação utilizada no ato criminoso. Além disso, a distância máxima para se aproximar dos cetáceos, com os motores da embarcação ligados, é de 500 metros.





Parceiros