Projeto Turismo nas Escolas incentiva alunos a valorizar a cultura local

  • ITAPEMA -
  • 17/06/2019
  • 24328 Visualizações
img

A Prefeitura de Itapema por meio de uma parceria da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e Costa Verde & Mar, deu início nesta segunda-feira (17/06) ao Projeto Turismo nas Escolas. Na ocasião, oitenta e cinco alunos do 5º ano, na faixa etária de 11 a 13 anos, das escolas municipais Bento Eloi Garcia, do bairro Morretes e Vereador Paulo Reis do Sertão do Trombudo, estiveram visitando os principais pontos turísticos de Itapema.



Na visita técnica, os alunos conheceram a praia de Ilhota, a Ponte dos Suspiros, o Canto da Praia, o calçadão do Centro, a Praça da Paz, igrejas, escolas e a orla da Meia Praia. O Turismo nas Escolas tem como objetivo mostrar a importância do turismo para a cidade e auxiliar no estudo sobre Itapema, garantido assim um aprendizado completo sobre o município.



Para a técnica em turismo, Neli Cristina Lenzi, o projeto irá colaborar para a educação dos alunos de Itapema. “O turismo educacional é uma ferramenta que possibilita a conscientização do turismo e ainda sensibilizam os alunos, futuros colaboradores/agentes de turismo, da necessidade de preservar o ciclo de vida do seu produto enquanto município turístico”, salienta.



Através do conhecimento do lugar onde vivem, os alunos poderão desenvolver outros pontos de vista quanto à utilização do Turismo. A visita técnica pode trazer à tona pensamentos antes nunca aflorados nas mentes das crianças. Futuramente, haverá ainda um intercâmbio entre municípios, para que as crianças de um município possam receber nos seus pontos turísticos as crianças de outros municípios da Costa Verde & Mar.



Para a chefe dos anos iniciais, Rosimeri Henschel Silva, o projeto possui suma importância na formação dos alunos. “Nossa cidade é voltada para o turismo e temos que começar pelos próprios alunos a conhecerem a cidade onde vivem, pois eles serão os futuros trabalhadores e devem saber como receber bem o turista”, afirma.



Atualmente, um projeto piloto visa incluir a matéria de turismo na grade curricular das escolas de Itapema. “Esse projeto surgiu durante uma reunião com a AMFRI. Este é um anseio de muitos profissionais da educação, pois o turismo é muito importante para o conhecimento dos alunos e acredito que em breve o turismo deverá compor a grade curricular do município”, finaliza Rosimeri.



Parceiros