Mais de 8 mil apaeanos se encontram no Beto Carrero World, em Penha

img

O sol brilhou para valer e impulsionou o 26º Encontro Nacional de Recreação e Lazer das Apaes, promovido nesta quarta-feira, 5 de junho, no Parque Beto Carrero World, em Penha. Cerca de oito mil alunos especiais de várias partes do Brasil, e principalmente do Sul do País, marcaram presença para um dia inteiro de diversão, com catracas abertas exclusivamente para as escolas especiais.

A recepção às escolas foi feita às 9h da manhã, no Castelo das Nações, entrada do parque, por Lorena Starke Schmidt, presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina, e também por Eudes Zanin, presidente da Escola Especial Henny Coelho, da Apae de Penha - unidade local que recebeu do parque R$ 30 mil para investimentos. Neste ponto inicial, as caravanas das diversas escolas foram chegando e logo acessando os disputados brinquedos do Beto Carrero.

Professores, diretores de escolas, presidentes de Apaes e principalmente alunos puderam aproveitar à vontade. Gente como Joelma Fortunato, diretora da Apae de Armazém, no sul do Estado, que revelou logo na entrada a expectativa. “Eles estavam esperando por esse dia e houve muita participação da família para nosso deslocamento”, detalhou.
A Apae de Armazém, cidade com 8.500 habitantes, possui 98 alunos, e tem estrutura médica, assistência social, de terapia ocupacional, fonoaudiologia e parte pedagógica.

Outra visitante, a Apae de Morro da Fumaça, cidade também do sul do Estado, compareceu com 40 dos seus 113 alunos.

A diretora Néia Maragno Maccari frisa que a escola de Morro da Fumaça tem vindo a Penha de dois em dois anos, e a cada ano traz alunos novos recém-matriculados, para ter oportunidade de conhecer o parque.

Já Huberto Vargas, um dos alunos especiais mais idosos da cidade de Joaquim Távora, no norte do Paraná, estava ansioso e feliz – acenando para todos que passavam pela Cidade do Velho Oeste, uma das atrações do parque.

O dia especial contou ainda com a presença de autoridades, como Edilson Doubrawa, diretor financeiro do Beto Carrero, e também um dos mais antigos funcionários, Everaldo Dal Posso, o Italiano, ator do espetáculo Excalibur e atual presidente da Câmara de Vereadores de Penha.

O secretário de Turismo Edpo Cristiano Bento representou o prefeito Aquiles da Costa na recepção dos visitantes.

Italiano lembrou do início da construção do empreendimento - em que ele atuou – e ainda do amor de Beto Carrero pelas crianças. Foi o próprio empresário que idealizou o evento, em 1992. “Beto sempre teve simpatia pela causa apaeana”, observa Italiano. “É um momento de alegria e interação entre os participantes”, acrescenta.

Já o secretário de turismo reforçou a importância de eventos temáticos não apenas como nobre iniciativa do parque, mas também para girar a economia do trade turístico de Penha. “É uma honra para nossa cidade recebermos esse encontro. Assim como o Beto Carrero, acreditamos que a alegria e a diversão é o melhor remédio”, aponta.

No encerramento, o diretor comercial Roberto Vertemati saudou a todas as caravanas das 118 cidades presentes no Memorial Beto Carrero, e falou sobre a história do Dia de Lazer e Recreação, e os participantes assistiram a um espetáculo especial.





Parceiros