Campanha de vacinação contra gripe entra na reta final

  • ITAJAÍ -
  • 30/05/2019
  • 38557 Visualizações
img

Pessoas dos grupos prioritários devem se imunizar até sexta-feira (31)

A campanha de vacinação contra gripe influenza encerra na próxima sexta-feira (31). Em Itajaí 35.809 pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas contra a doença até semana passada – 72,60% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. No entanto, mais de 18 mil pessoas ainda precisam se vacinar.

As vacinas contra gripe estão disponíveis nas unidades de saúde do município em horário comercial e na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS). O local abre das 19h às 21h, de segunda a sexta-feira, para vacinação.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer, a vacinação é a melhor forma de proteção contra complicações graves da influenza. “As pessoas que fazem parte do grupo prioritário são mais suscetíveis a contrair a doença, por isso é importante que se imunizem antes da chegada dos dias mais frios. A vacina é segura e eficaz”, destaca Greyce.

Devem se vacinar contra influenza idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), professores, trabalhadores de saúde, doentes crônicos e policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Para se imunizar, é importante apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

Casos de influenza

Em 2019, Itajaí registrou três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus influenza. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE-SC), dos 66 casos confirmados como influenza em Santa Catarina, 41 deles apresentaram algum fator de risco associado, reforçando a importância da vacinação dos grupos prioritários: 48,8% são idosos acima de 60 anos, 29,3% são portadores de doenças crônicas, 12,2% são obesos e 9,8% crianças menores de dois anos.

A DIVE-SC também destaca que devem ser reforçadas as medidas de prevenção, principalmente lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.



Parceiros