Leão-marinho é encontrado morto na Praia do Campeche

img

Animal pesava aproximadamente 250kg segundo biólogos


A Associação R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, localizou na manhã desta quinta-feira, 16, um leão-marinho (Otaria flavecens) morto na areia da Praia do Campeche. O animal tinha cerca de 2,75 metros de comprimento e pesava aproximadamente 250 kg.

Segundo o biólogo e técnico de monitoramento, Nilo Sobreira, após uma análise preliminar foi constatado que o animal não possuía nenhuma marca evidente de interação, porém, estava em avançado estado de decomposição e foi encaminhado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), onde será feita a necropsia para identificar o sexo e a possível causa da morte. A remoção do mamífero marinho contou com o apoio da Intendência da Prefeitura de Florianópolis no Campeche, que cedeu uma máquina retroescavadeira.

Os leões-marinhos são animais do grupo dos pinípedes, assim como os lobos-marinhos, elefantes-marinhos e focas. Durante o inverno é comum que leões e lobos-marinhos sejam vistos na nossa região. Eles saem de colônias no Uruguai e Argentina em busca de alimento e, muitas vezes, procuram as praias e costões para descansar. Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o projeto é executado pela R3 Animal.



Parceiros