Programa Bem Estar Animal coloca em dia fila para cirurgias de esterilização

img

Após sete meses desde o seu início, o programa de saúde veterinária “Bem Estar Animal” confirmou nesta quarta-feira, dia 24, que conseguiu colocar em dia a fila de atendimento para cirurgias de esterilização de cães e gatos. “Podemos dizer que corrigimos a demanda reprimida que estava acumulada antes do início desse programa”, explica o coordenador do programa, o veterinário Michael Russi. Foram ao todo 470 cirurgias de castração de cães e gatos até agora.

A previsão da secretaria de saúde é que, a partir de maio, o tempo entre agendamento e a cirurgia seja de apenas 30 dias. “Temos agendados hoje 130 cirurgias. Como podemos fazer até 110 cirurgias por mês, e levando em conta que ainda há uma abstenção de 10% dos agendamentos (pessoas que marcam a cirurgia mas não trazem os animais para a operação), até o final do mês de maio todos devem estar atendidos”, pormenoriza Michael.

Segundo o veterinário, o maior desafio do programa é conscientizar a população sobre a necessidade de esterelizar os seus animais. “Ainda encontramos resistência de uma parcela da população, e por conta disso já estamos elaborando uma ampla campanha de conscientização. Temos um serviço pioneiro de esterilização, totalmente gratuito, e que promove castração em massa. Mas é preciso que a população o utilize”, apontou. A campanha será feita em parceria com os alunos da escola do Mariscal e também com a secretaria de assistência social. Além da distribuição de folders e cartazes, a idéia é visitar cada morador nas casas para conversar sobre a importância do controle e a guarda responsável de animais.

Para inscrever cães e gatos no programa de castração, os donos devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica Michael. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição.

Cada animal das famílias cadastradas que procurarem o serviço terá uma consulta prévia na unidade móvel para avaliação de saúde e, será verificado se pode receber a operação. Cães abandonados também poderão ser esterilizados desde que alguém se responsabilize em cuidar do animal no pós-operatório.

A unidade móvel de saúde veterinária está instalada ao lado da unidade básica de saúde do Mariscal, na Rua Lourival de Souza.



Parceiros