Sebrae/SC lança o projeto Cidade Empreendedora em Porto Belo

img

Com o objetivo de desenvolver soluções para incentivar a economia local, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Belo, lançou na noite desta quarta-feira, 3, o Programa Cidade Empreendedora. O projeto, apresentado para o prefeito, demais autoridades, empresários e sociedade civil, terá a implementação de 26 soluções e mais de 300 ações de intervenção na cidade.

A Presidente da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo, Zene Drodowski, abriu a apresentação do programa ressaltando a importância das ações para o desenvolver a economia local. “É um projeto inovador que está trazendo bons resultados para as cidades vizinhas, por isso estamos muito felizes por conseguirmos, através do poder legislativo, trazer esse programa para Porto Belo. Com essas 26 soluções o nosso ambiente ficará fértil para que novas empresas possam se instalar por aqui. Sem dúvidas, nossa cidade só tem a se desenvolver economicamente com todas as ações que serão realizadas até 2020.”, ressaltou.

Entre as soluções que serão implementadas na cidade, está a Liderança Municipal que identifica as pessoas que farão o desenvolvimento acontecer, a Desburocratização, para alinhar os processos internos na abertura de novos negócios, além da criação da Sala do Empreendedor e os projetos educação empreendedora, através do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) e o Crescendo e Empreendendo.

Também será instalado o setor de Compras Governamentais, para que o governo compre do microempreendedor e pequeno empresário, o Plano de Gestão Municipal para definir as prioridades e estratégias de desenvolvimento e a Gestão Estratégica Orientada a Resultados, (GEOR) para que o prefeito monitore os projetos desenvolvidos no município.

O Prefeito Municipal de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, destaca que a instalação do programa Cidade Empreendedora no município facilitará a abertura de empresas, trazendo novas oportunidades de emprego. “Temos certeza que a nossa parceria com o Sebrae fará com que a burocracia na abertura de empresas seja menor. A criação de um espaço para adequar todos os tramites e fazer com que o grande e pequeno empresário e os microempreendedores saiam com tudo encaminhado e projetado, facilitará a abertura de negócios na cidade. Nós queremos uma Porto Belo com mais geração de emprego, com mais empresas instaladas para que se transforme em uma verdadeira cidade empreendedora, onde os jovens aprendem desde o primeiro ano sobre o que é ser um empreendedor”, destaca.

A adesão ao projeto proporciona aos municípios maior desenvolvimento, auxiliando no bem estar da população, nível de consumo e na qualidade de vida. Além disso, diminui a taxa de desemprego e o analfabetismo. Segundo o Coordenador do Sebrae da Foz do Itajaí e idealizador do Programa Cidade Empreendedora, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, esses resultados são conquistados através do trabalho árduo do Sebrae/SC, que atua na transformação do ambiente com capacitações, cursos e implantação das soluções para que Porto Belo seja reconhecida como Cidade Empreendedora. “Nós vamos somar esforços com a prefeitura para transformar o efetivo econômico do município, por meio do maior programa de empreendedorismo do país. Sabemos das dificuldades do empresário, por isso vamos facilitar as burocracias, analisar os potenciais de investimentos e aproximar o poder público do microempreendedor local”, finaliza.



Parceiros