Copa Brasil de Marcha Atlética acontece domingo em Balneário Camboriú

img

Balneário Camboriú sedia, pela primeira vez, a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, no próximo domingo (17). O evento é o maior da modalidade no Brasil. Serão cerca de 200 competidores que disputarão em quatro categorias nos naipes feminino e masculino. A prova será no Bairro da Barra, com largada às 7h, em frente a Praça do Pescador, e terá transmissão no Facebook da Confederação Brasileira de Atletismo.

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, tradicional no país, conta com a presença de atletas olímpicos e mundiais, como Caio Bonfim, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo e dos Jogos Pan-americanos. O catarinense José Alessandro Bagio também é um dos destaques, sendo bicampeão da prova.

O prefeito Fabrício Oliveira salientou a importância da prova. “É muito bom para Balneário receber eventos deste porte, com destaque e caráter nacional. Então vamos receber bem esses atletas e prestigiar este grande evento”, disse.

A competição será disputada em trajeto de 1 km, com saída na Rua Manoel Rebelo dos Santos, s/nº, na Praça do Pescador. Os melhores atletas da Copa Brasil serão selecionados para a Seleção Brasileira de Atletismo, que irá representar o Brasil na Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, no México. Além disso, é classificatória para o Pan-americano em Lima, no Peru, e no Mundial da modalidade em Doha, no Qatar.

Equipe de Balneário Camboriú com atleta olímpico

A Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) terá sete inscritos na competição, dentre eles, o mais novo atleta olímpico federado pela FMEBC. Moacir Zimmermann, de 35 anos, participou Olimpíadas do Rio de 2016 e Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. O atleta representará Balneário Camboriú em competições da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Catarinense. A Copa Brasil, no dia 17 de março, será a estreia do atleta representando a cidade.

“Estou muito feliz em assumir vínculos federativos com a Fundação Municipal de Esportes. Balneário Camboriú me acolheu muito bem. Meu objetivo é representar bem a cidade nessas competições e alcançar os índices para as Olimpíadas de 2020, Panamericano e Mundial. Já para o JASC, mantenho meu vínculo com Blumenau”, ressalta Moacir.

“Diante do crescimento que o atletismo tem apresentado nestes últimos anos, a vinda de um atleta olímpico no nível do Moacir só vem a somar e dar ainda mais força a esse trabalho e sem qualquer custo ao município”, finaliza a superintendente da FMEBC.

Nas categorias sub-18, Lilian Bittencourt, Karlana Malaghini, Liriel Oliveira, Kalena Vignolo e Heron Miranda buscam medalha na competição. No sub-20, Breno Andrade é o único de Balneário Camboriú na categoria.

“A cidade sediar esse evento, nos dá mais visibilidade. Estamos com uma equipe muito nova, mas promissora. E uma das estrelas da competição, Moacir Zimmerman, vestirá nossa camisa”, destaca o técnico da equipe, Diogo Gamboa.

A organização do evento é da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú por meio da Fundação Municipal de Esportes, da Fundação Cultural e da Federação Catarinense de Atletismo.



Parceiros