Defesa Civil orienta moradores na encosta leste do Morro da Praia de São Miguel

img

A Defesa Civil de Penha, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Militar, recomendou, no fim da tarde deste domingo, dia 17, a evacuação das casas localizadas no entorno do Morro Sul da Praia de São Miguel.

Considerada área degradada após perícia da Defesa Civil do Estado, o morro hoje é uma área de risco, podendo vir a deslizar devido a infiltração da água e comprometimento da sua estrutura.
“Monitoramos o morro a cada chuva mais forte, mas a situação se acelerou desde o temporal do último dia 18 de janeiro. Diante da previsão de mais chuva forte nessa noite de domingo e madrugada de segunda, chegamos a conclusão que é mais seguro os moradores se precaverem e não pernoitarem nas suas casas”, explica a coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinéia Corrêa.

O Prefeito Aquiles da Costa esteve em Brasília, no final do mês de janeiro, onde solicitou recursos ao Governo Federal para fazer as obras de recuperação do Morro. A prefeitura já havia elaborado um projeto no ano de 2017, e conseguido sua aprovação em 2018, mas até agora os recursos não foram enviados pela União. “Já alertamos a Defesa Civil Nacional que a situação é urgente, e precisamos dessa obra imediatamente. Tivemos sinalização positiva do novo governo, e esperamos que as obras de contenção e recuperação do morro possam começar ainda esse semestre”, anunciou.
Os moradores que não tiverem onde pernoitar poderão ficar no Abrigo montado na Escola Profissional Zilda Lucki Silveira, localizada na Rua Prefeito José João Bastista, em frente a sede da Secretaria de Educação, no centro.
A Defesa Civil de Penha ficará de plantão durante toda a noite, atendendo pelo telefone 3347-1781. Os bombeiros atenderão pelo número 193, o SAMU pelo 192, e a polícia militar pelo 190.



Parceiros