Defesa Civil registra alagamentos em 42 ruas e alerta para risco de novas inundações à noite

img

Em virtude da forte chuva e ocorrência de inundações no município de Penha neste domingo, 17, a Defesa Civil do município esteve em reunião agora a tarde, às 15 horas, com o restante da equipe de governo da Prefeitura Municipal para fazer um levantamento da situação da cidade e planejamento de ações de intervenção logística nos locais de alagamento e de socorro às vítimas.

O pluviômetro da Defesa Civil registrou índice de 171,8 milímetros nas últimas 24 horas, sendo que 128,8 mm foram somente nas últimas 4 horas.

Foi confirmado alagamento em pelo menos 42 ruas da cidade, com pelo menos 1 família desalojada até agora. “A situação que mais nos preocupa é a dos morros da Praia Vermelha e Praia de São Miguel, devido ao risco de deslizamentos”, informou o Prefeito Aquiles da Costa. Ele e a coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinéia Correa, saíram da reunião diretamente para a área da morraria, para avaliar a situação in loco.

A reunião também apontou quais locais a intervenção da secretaria de serviços urbanos poderia fazer diferença imediata, e foram montadas equipes de emergência que já estão nesses pontos fazendo obras de desobstrução onde houve ruptura de bocas de lobo, tubulação ou outros danos que causaram represamento da água, não permitindo seu escoamento.

Outra preocupação da Defesa Civil e Governo Municipal é a previsão de mais chuva no decorrer da noite, podendo chegar à 200 milímetros entre às 21horas deste domingo e 00h de segunda-feira. A Defesa Civil irá monitorar a situação durante toda a noite, e o telefone 3347-1781 está disponibilizado para emergências. Os bombeiros atenderão pelo número 193, o SAMU pelo 192, e a polícia militar pelo 190.

Um abrigo já está disponível, em caso de necessidade, na escola profissional Zilda Lucki Silveira, localizada em frente a sede da Secretaria de Educação, na Rua Prefeito José João Batista, no centro. No local também serão recebidos donativos como alimentos não perecíveis e material de limpeza.

“Pedimos as pessoas para ficarem de prontidão esta noite, protegerem seus pertences como puderem, e em caso de alagamento nas residências, deixarem suas casas”, avisa a coordenadora da Defesa Civil, Edinéia Correa.



Parceiros