Lula pede para deixar prisão ainda hoje para ir a funeral de irmão

  • BRASIL -
  • 29/01/2019
  • 27082 Visualizações
img

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta terça-feira (29) à Justiça para deixar a prisão ainda hoje e comparecer ao velório e ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá.

Segundo o pedido feito pela defesa de Lula, o sepultamento de Vavá está marcado para as 13h desta quarta (30) no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e o velório se inicia ainda hoje.

Os advogados do ex-presidente alegam que Lula tem direito a comparecer ao enterro com base na Lei de Execução Penal, cujo artigo 120 prevê que presos podem deixar a cadeia em caso de morte de "cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

A Justiça abriu prazo de um dia para que o MPF (Ministério Público Federal) se manifeste sobre o pedido de Lula. Em tese, só depois disso a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente, deverá decidir se autoriza ou não a saída temporária do petista.


No fim da tarde, a defesa entrou com novo pedido no processo da execução da pena de Lula, alegando que "se mostra desnecessário aguardar parecer do MPF nestes autos para o deferimento do pedido", diante do risco de o ex-presidente não conseguir exercer o direito "cristalino" de comparecer ao enterro do irmão.
Fonte: Uol Notícias



Parceiros