Mais de quatro mil pessoas deixaram de ir a consultas e exames agendados em 2018

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Nessa semana, a Secretaria de Saúde de Camboriú fechou o relatório dos atendimentos nas Unidades de Saúde e exames laboratoriais referentes a 2018. Mais de quatro mil pacientes deixaram de comparecer às consultas e exames agendados. A ausência não justificada onera o Município. Além do impacto financeiro com gastos com profissionais e equipamentos ociosos, as faltas implicam em maior tempo de espera na fila.

Os exames de raio x também registram um grande número de pessoas que deixaram de comparecer. Em 2017, 300 pacientes faltaram aos exames agendados de raio x e cerca de 400 fizeram, mas não foram buscar o resultado. No ano passado, esses números foram ainda maiores – 360 faltaram ao exame e quase 500 não pegaram o laudo. “Fazer o raio x e não ir buscar é pior ainda, porque o profissional perde tempo e ainda usamos o equipamento e gastamos com material”, analisa a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. “Outra grande dificuldade que nós encontramos é na hora de contatar o paciente. Muitos mudam o número de telefone e não comunicam.

Hospital Cirúrgico Camboriú

No Hospital a situação é ainda mais grave. Cerca de 40% dos pacientes faltaram a exames ou consultas agendadas. Em alguns procedimentos esse número ultrapassa 50%. É o caso das consultas para cirurgia geral. De dezembro de 2017 a dezembro de 2018 foram marcadas 840 consultas, cerca de 400 pacientes não compareceram. “Esse é um problema enorme. As pessoas precisam se conscientizar que isso gera ônus para o município, além de aumentar a fila de espera. São muitas pessoas esperando por uma consulta ou exame e quando agendamos têm pacientes que simplesmente não vem”, explica José Luiz Garcia, diretor do Hospital.

No caso das consultas para cirurgias ginecológicas, de setembro a dezembro de 2018 foram agendadas 380 consultas, mas apenas 240 pacientes compareceram. Isso representa uma falta de 37%.

A Secretária de Saúde conclama o apoio da população para amenizar esse problema e reduzir a fila de espera. A primeira orientação é para que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que espera por exame, consulta ou cirurgia se dirija a uma Unidade de Saúde e atualiza seus dados, especialmente o telefone. Segundo passo ir até a Central de Regulação, na Secretaria de Saúde, ver como está sua colocação na fila de espera. E por último, avisar com 48h de antecedência quando não puder comparecer à consulta ou exame agendado, para que outro morador possa ser chamado.



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