Projeto Horta Ecológica de Tijucas educa estudantes e produz alimentos para a merenda escolar

  • TIJUCAS -
  • 24/10/2018
  • 19959 Visualizações
img

O contato com a terra, com o plantio e com os processos agroecológicos na produção de alimentos. O destino correto dos resíduos orgânicos, a disciplina para a manutenção de um trabalho que exige dedicação. Tudo isso está no escopo do que os alunos da E.E.F. Santa Terezinha aprendem no projeto Horta Escolar. O projeto está transformando o que antes era um grande espaço ocioso em um lugar de muito aprendizado e produção de alimentos saudáveis.

Nesta terça-feira (16), aconteceu a cerimônia de inauguração da estrutura que foi montada na escola para a realização do projeto. Uma estufa, um depósito, sistema completo de irrigação por aspersores e gotejamento fazem parte do projeto. Tudo foi construído em um trabalho em equipe, do professor de biologia Augusto Flavio Porto da Veiga e de alunos voluntários.

O objetivo do projeto, sobretudo, é ensinar de maneira interdisciplinar sobre ecologia, sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura orgânica. Mais de 20 alunos integram o projeto de maneira voluntária, trabalhando na horta no contraturno escolar. Quem estuda à tarde, trabalha pela manhã e quem estuda pela manhã, trabalha à tarde. Ambos almoçam na escola.

Além de toda a questão pedagógica, a Horta Ecológica está com uma produção grande de diversas hortaliças e verduras, que vão prover a merenda escolar do município. A projeção é de que a produção seja suficiente para suprir toda a necessidade da Santa Terezinha e que o excedente seja fornecido para as demais escolas da rede municipal. Augusto Flávio é otimista: “o projeto não é pequeno. Acredito que temos condições de produzir aqui todo o volume de verduras que a merenda do município consome”.



Parceiros