Oficinas e concertos gratuitos integram o III Percussão em Foco

  • ITAJAÍ -
  • 12/07/2018
  • 21591 Visualizações
img

Serão quatro dias de evento repletos de atividades para percussionistas e bateristas

De 12 a 15 de julho, a cidade de Itajaí abraça a sua vocação musical e se transforma no berço dos bateristas e percussionistas do Brasil com o III Percussão em Foco. O projeto, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do município, oferta oficinas e concertos com artistas consagrados da área. As inscrições são antecipadas, através do link www.eventbrite.com.br (inscrições na horas das oficinas a depender de vagas remanescentes).

O ritmo é um elemento muito natural para o ser humano, que tem no próprio corpo o coração que lhe transmite uma sensação rítmica a cada batida, a cada pulso - exatamente os mesmos termos usados para definir os estudos de instrumentos percussivos. Devido a essa naturalidade, muitos percussionistas começam a tocar instintivamente e acabam não buscando o estudo formal. O projeto Percussão em Foco surgiu com o intuito de suprir a formação de bateristas e percussionistas, complementando de forma bastante específica os estudos oferecidos pelas escolas.

“O Percussão em Foco vem crescendo muito desde sua primeira edição em 2013, que foi realizada através de uma parceria entre o Conservatório de Música Carlinhos Niehues e o SESC. Em 2015, o formato do evento mudou bastante e a adesão do público foi muito expressiva. A segunda edição rendeu um grande impacto social e educativo para a área percussiva da nossa região”, comenta Mário Júnior, baterista e organizador do projeto desde 2015.

Justamente devido ao sucesso das edições anteriores, o III Percussão em Foco vem gerando grande expectativa nos interessados. “Queremos contribuir com a fruição artística na área percussiva e também de cunho didático a todos os participantes, e esse apoio da Fundação Cultural de Itajaí por meio da Lei de Incentivo à Cultura é um fator determinante para o sucesso do projeto”, ressalta Mário.

A terceira edição do evento conta com personalidades de abrangência regional e nacional. Ramon Montagner, Pandeiro Repique Duo, Willian Goe, Grupo Livre de Percussão e Vera Figueiredo transmitem todo o seu conhecimento de forma prática e teórica em uma programação dinâmica com oficinas no formato masterclass. Os artistas ainda brindam o público com concertos gratuitos.

Todas as atrações do III Percussão em Foco acontecem na Casa da Cultura Dide Brandão. As oficinas e concertos são gratuitos em troca de um instrumento musical (novo ou usado) que será doado para alunos de baixa renda do programa Arte nos Bairros OU fraldas geriátricas/produtos de higiene que serão doados para o Asilo Dom Bosco (ambos sediados em Itajaí, SC).

Confira a programação completa do III Percussão em Foco:

12/07 – Ramon Montagner

14h às 17h – Oficina “Coordenação para Bateria Brasileira”

20h – Concerto didático “Moldura dos Pés”

13/07 – Pandeiro Repique Duo

14h às 17h – Masterclass “Repique” E PANDEIRO

20h – Concerto Didático

14/07 – Willian Goe

14h às 17h – Oficina “Percuteria – Set up e coordenação”

20h – Grupo Livre de Percussão (GLiP) – Concerto didático

15/07 – Vera Figueiredo

14h às 17h – Masterclass de bateria para professores: “Olhar didático e planejamento”

20h – Concerto didático

O III Percussão em Foco é um projeto é realizado com patrocínio da Unimed Litoral através de renúncia fiscal promovida pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Itajaí / Prefeitura de Itajaí e apoio de Casa da Cultura Dide Brandão, Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues, Instanbul Mehmet, KR Drums e Forno D'Lenha Pizzaria. Produção Café Maestro Produções e realização Mário Nascimento Junior.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3248-0069.

Sobre os artistas

Pandeiro Repique Duo é o resultado do encontro destes instrumentos típicos da alma carioca, da percussão brasileira. Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo colocam lado a lado o virtuosismo do pandeiro e do repique extrapolando suas origens regionais. O resultado é uma sonoridade sem limites. O projeto foi oficializado em 2009, percorrendo diversos países da África, Europa e América do Sul com shows e workshops. O primeiro álbum do Duo foi lançado em 2012, demonstrando o projeto que percorreu o mundo, utilizando apenas pandeiros e repiques, combinados, por vezes, com suas vozes. Bernardo e Gabriel estiveram desenvolvendo oficinas em diferentes festivais, projetos sociais, grupos musicais e escolas de música da América do Sul, África e Europa.

Ramon Montagner iniciou seus estudos aos 12 anos e logo se profissionalizou, tendo desde então trabalhado com diferentes estilos musicais. De 1992 a 2006 acompanhou o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações. Já gravou 4 álbuns desde 1998, contando com parceiros como Hermeto Paschoal, Mané Silveira, Sizão Machado, entre outros. Em 2003 lança ao lado de Gilberto de Syllos o livro “Bateria e Contrabaixo na Música Brasileira“. Dentre seus trabalhos instrumentais estão São Paulo Ska Jazz, Michel Limma Trio, Rogério Rochlitz Quarteto além de seu próprio grupo. Desde 2006 acompanha a cantora Luiza Possi em gravações e shows. Desde 2016 participa na China do 9Beats Drum Summer Camp ao lado de grandes bateristas do mundo todo. Atualmente divulga seu 4º cd intitulado “Moldura dos Pés” e finaliza seu 2o livro “Imaginação Rítmica”.

Willian Goe é Licenciado em Música, Bacharel em Bateria e Percussão e Pós Graduado em Educação Musical pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. É professor na Associação Proarte de Itajaí, ministrando aulas de Bateria, Percussão, Violão, Rítmica e Prática de Conjunto. Desenvolve também trabalho de Musicalização Infantil em projetos sociais de música e cidadania. Ministra workshops, oficinas e formações continuadas de musicalização infantil, percussão e bateria na cidade de Itajaí e região para escolas particulares e do município e também em cursos, eventos e festivais. Atua como baterista, percussionista em shows e gravações com artistas de Santa Catarina. Participou de diversos festivais de música, turnês nacionais e internacionais, passando por países como Argentina, Uruguai, Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália e Suíça. Participa dos grupos Percusax, Armação Instrumental, Banda Itajazz, Onda Jazz e Trio Americanto. Também é integrante das bandas dos artistas Ana Paula da Silva, Arnou de Melo e Bárbara Damásio.

Vera Figueiredo é professora e supervisora de cursos do IBVF | Instituto de Bateria Vera Figueiredo, na capital de São Paulo. Vem se apresentando em importantes eventos e festivais direcionados à bateria e à percussão no Brasil e no mundo. Vem ministrando masterclasses e workshops por diversas cidades brasileiras. Como integrante da Orquestra Avon, acompanhou diversos artistas, entre eles a americana Diana King e os renomados brasileiros Zélia Duncan, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Rita Lee, Leila Pinheiro e Margareth Menezes. Vera Cruz Island, seu terceiro disco, marca um momento de maturidade de Vera como instrumentista e compositora. Baseado nesse disco foi lançado, pela editora americana Hudson Music, o play-along Vera Cruz Island – Brazilian Rhythms for Drumset, que conta com distribuição mundial e em formato e-book. Lançou também os discos Vera Figueiredo & Convidados e From Brasil. Participou do DVD em comemoração ao 11° aniversário do The Ultimate Drummers Weekend, festival que acontece em Melbourne, na Austrália. Tem uma coluna didática na revista Modern Drummer Brasil. Vem percorrendo os palcos com o show “Brasileira”, com o Vera Figueiredo Trio e, atualmente, é responsável pela curadoria do projeto do SESC Osasco, Ecos Musicais, que tem como objetivo estimular trabalhos autorais de artistas da cidade.

O Grupo Livre de Percussão (GLiP) é composto por André FM, Diogo Costa, Osvaldo Pomar e Marcio Bicaco, músicos experientes e com diferentes formações musicais, da música popular à erudita. O gênero é instrumental percussivo, a experiência dos participantes traz à tona um universo rítmico, timbrístico, melódico e performático favorecido pela percussão, interpretando obras de caráter erudito, folclórico e étnico em formações de quartetos, trios, duos e solos. O grupo surgiu em março de 2014 após a criação da Escola Livre de Música de Florianópolis, pois era integrado por alunos e professores da Escola. No repertório há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diferentes autores como Ney Rosauro, Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, Chico Santana, entre outros. O grupo interpreta também peças de músicos e compositores catarinenses, ou que já residiram no Estado, como as de Rodrigo Paiva, Iê Dos Santos e Luiz Sampaio, além de peças autorais. O quarteto vem se apresentando em diversos espaços e anualmente promovem um show com convidados especiais desde 2015.



Parceiros